
As ações compartilhadas entre os órgãos do GDF visando uma cidade melhor para a comunidade continuam. O Cidade Sempre Viva, encabeçado pela Novacap, começou esta terça-feira (11) pela praça da Quadra 378 da região administrativa do Itapoã, onde foram feitas limpeza e retirada de entulho, além de complemento de calçadas, meios-fios e trecho de asfalto destruído do setor Del Lago. O Cidade Sempre Viva foi lançado na semana passada no Itapoã e três grandes projetos já foram anunciados para esta região administrativa pelo programa: a construção da Feira Permanente, do Terminal Rodoviário e da Unidade Básica de Saúde (UBS).
O Cidade Sempre Viva vai revitalizar toda a área da Quadra 378, do asfalto e calçadas públicas, aos postes com problemas elétricos, que vão ganhar lâmpadas de LED. A novidade é a instalação de um Ponto de Encontro Comunitário, o famoso PEC, que deve ficar pronto até o final dessa semana.
“Moro aqui perto, comecei hoje a fazer caminhada nessa parte da cidade. É uma boa notícia, a revitalização de toda essa área vai atrair mais pessoas. A comunidade local é carente de lugares assim para lazer. Eu mesmo, vou vir sempre”, conta o estudante de psicologia, Pedro Rian, 19 anos. “Quando você urbaniza os espaços públicos dá dignidade às pessoas, primeiro porque elas se sentem mais valorizadas e também passam a tratar o local melhor”, avalia o administrador Marcus Cotrim.
E as novidades não param por aí. Além da reforma de todo o parquinho infantil, da horta comunitária e da quadra de esporte – que já teve os alambrados quebrados retirados para serem soldados e pintados pela serralheria da Novacap – uma calçada de bloquete será construída no final do quarteirão.
Já o prédio deteriorado do Galpão Comunitário da região irá dar lugar, no futuro, a uma creche. “A cidade do Itapoã tem a maior demanda de creches do DF, é uma demanda importante que será atendida em breve pelo governo”, antecipa o administrador Cotrim. Todo o trabalho de revitalização no local conta com a colaboração de apenados da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP).
Arte a céu aberto
Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC) do DF e os grafiteiros da cidade vai transformar um muro de cerca de um 1km de extensão numa belíssima intervenção urbana. O projeto foi costurado na manhã de hoje (11), com os atores envolvidos nessa verdadeira obra de arte a céu aberto.
Na prática, mais de 100 artistas vão passar tubos de spray de tinta um para o outro, num trabalho sequencial, agregando o espírito de coletividade. “Vai ser a maior grafitagem linear do mundo”, garante Cotrim. “Vamos contar até com a ajuda de uma arquiteta da Novacap, que tem experiência internacional sobre grafite”, adianta.
Leia também
Não muito longe dali, na praça da Quadra 202, localizada próxima ao Fórum da cidade, caminhões e máquinas trabalharam hoje desde cedo retirando entulho e lixo. Ao lado dos novíssimos aparelhos do Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e do parque infantil, será construída uma nova área de lazer. Os moradores agradecem. “Demorou, a gente estava precisando de uma área assim para as crianças brincarem”, comenta a dona de casa, Deralneide da Silva, 39 anos.
Para Elzo Berthodo Gomes, Diretor de Administração da Novacap e coordenador do Cidade Sempre Viva, a ideia do programa é se manter integrado e continuado em todo o DF. “É um trabalho de zeladoria dos espaços públicos do DF, amplamente recuperados pelo GDF Presente, uma ação de grande sucesso dessa gestão”, comenta. “Com o Cidade Sempre Viva, vamos estar sempre girando e acontecendo em todas as RAs, nosso foco é o dia a dia das administrações”, detalha.