11/08/2020 às 12:27

Operação 5º Mandamento faz mais de 300 abordagens no fim de semana

A ação integrada faz parte de uma série de medidas estratégicas da SSP-DF para manter o índice de redução de crimes contra vida

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A operação integrada 5º Mandamento, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), fez mais de 300 abordagens pessoais entre sexta-feira (7) e domingo (9), no Gama, Plano Piloto, Santa Maria, Sobradinho II e Itapoã. O foco foi a redução de crimes violentos contra a vida.
A operação é de caráter contínuo e reúne as forças de segurança – Polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) -, além de outros órgãos, como DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).
[Numeralha titulo_grande=”180″ texto=”servidores participaram da operação, que resultou na prisão em flagrante por porte de munição e posse de pequena quantidade de drogas.” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Cerca de 180 servidores participaram da operação, que resultou na prisão em flagrante por porte de munição e posse de pequena quantidade de drogas. Durante as abordagens realizadas conjuntamente pela PMDF e PCDF, foram consultados antecedentes criminais das 311 pessoas abordadas. A Divisão de Operações Especiais (DOE), da PCDF, apoiou a ação. 
“A 5º Mandamento faz parte de uma série de ações estratégicas da SSP-DF para manter o índice de redução de crimes contra vida. O último mês foi considerado o mês de julho em que o maior número de vidas foram poupadas em 21 anos. Queremos manter esses índices em queda e levar ainda mais segurança para a população do Distrito Federal”, argumenta o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.
O Detran-DF fez 179 autuações de infração diversas, carteiras vencidas ou não habilitados. Dois veículos foram recolhidos ao depósito. O DER-DF realizou 12 notificações de trânsito.
Vinte e nove estabelecimentos foram fiscalizados pelo DF Legal. Desses, oito apresentaram inconsistências no funcionamento e foram autuados. Dois outros comércios foram fechados, pois havia aglomeração de pessoas sem máscaras de proteção individual, em descumprimento a medidas de enfrentamento à Covid-19 estabelecidas pelo governo local. Estabelecimentos comerciais também receberam orientações da equipe do Corpo de Bombeiros. 
Planejamento
A coordenação operacional da 5º Mandamento é feita pela Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), vinculada à SSP-DF. Os locais percorridos são definidos a partir de levantamento das Subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI) da pasta, que mapearam locais, dias e horários e locais de maior incidência de cada crime. 
“O objetivo é, além do policiamento ostensivo a pé e motorizado, ações de vigilância sanitária e fiscalização de trânsito, com ações nos locais apontados pela análise criminal e apoio de tropas e forças especializadas da PMDF e PCDF”, contou o subsecretário de Operações Integradas, o coronel Márcio Vasconcelos.
A operação integrada faz referência ao mandamento bíblico: Não Matarás.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública