12/08/2020 às 15:29, atualizado em 13/08/2020 às 13:23

Central de comando para hospitais e UPAs

Estrutura de informática que monitora dados em tempo real recebeu investimento de quase de R$ 3 milhões

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Inovação permitirá monitorar, por meio de painéis, mais de 200 indicadores sobre serviços de saúde | Foto: Iges-DF

Foi inaugurada nesta quarta-feira (12) a Central de Comando do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), estrutura de tecnologia avançada que vai permitir o monitoramento, em tempo real, das unidades administradas pelo instituto – Hospital de Base (HB), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as seis unidades de pronto atendimento (UPAs). A infraestrutura tecnológica teve um investimento de R$ 2,9 milhões e é composta por telão, duas telas menores e seis computadores.

A inovação permitirá monitorar mais de 200 indicadores em painéis. Por exemplo, a taxa de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria, a produtividade dos profissionais, a quantidade de internados, o fluxo de serviços ambulatoriais e dados sobre atendimentos (consultas, exames, transferências etc).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

É possível, por exemplo, alertar gestores a respeito de pacientes com permanência acima do previsto, pacientes sem prescrição e até pacientes com riscos assistenciais. Para facilitar o entendimento diante da infinidade de indicadores, o gestor em questão também terá alertas sobre faturamento, ciclo financeiro, suprimentos e outros que promovam mais segurança e qualidade em saúde.

“Essa é uma solução tecnológica que vai permitir ao instituto fazer o acompanhamento sistemático, monitoramento e um conjunto de ações que serão executadas pelas unidades. Neste sentido, são indicadores técnicos, táticos e operacionais, usados para avaliar como estão as ações e indicando quando é necessário intervir, adotando medidas rápidas e necessárias para elevar a qualidade do atendimento”, ressaltou o diretor-presidente do Iges-DF, Sergio Costa.

Durante a pandemia, Sergio Costa ressaltou ainda que a iniciativa contribuirá para fortalecer o monitoramento das ações voltadas ao atendimento de pacientes com a Covid-19 – altas, ocupação de leitos e recuperação de pacientes, mortalidade e tempo de internação, por exemplo, em análises feitas por um conjunto de especialistas.

O secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, ressaltou que o instituto e a secretaria estão constantemente em busca de soluções tecnológicas para melhorar o serviço prestado à população. “Precisamos fazer a comunicação com a população, informatizar e expandir o modelo de gestão. Então, isso faz parte do processo de expansão que tem avançado em várias áreas. E, com a pandemia, precisamos dar respostas mais rápidas”, concluiu.

Estrutura

A solução tecnológica conta com um videowall com seis telas, seis profissionais capacitados do Iges-DF, seis computadores e duas telas para estudo de casos.

O videowall é uma tecnologia que consiste em uma rede de telas digitais gerenciadas de forma centralizada, integradamente, e programáveis para exibir informações por meio de painéis de gestão – janelas digitais que alcançam todas as unidades administradas pelo Iges-DF.

Capacitação de colaboradores começou nesta quarta-feira | Foto: Iges-DF

Treinamento

No total, até 50 colaboradores serão treinados para monitorar eventos e indicadores de gestão, além de operar equipamentos, em que que seis colaboradores integrarão a Gerência de Resultados e serão treinados durante uma semana, por 20 horas. Os outros 44 receberão duas horas de capacitação, que começou nesta quarta-feira (12).

Funcionamento

A estrutura faz parte do mais inovador suporte de gestão em Saúde. Com o uso de tecnologia baseada em algoritmos e inteligência robotizada que se comunica com sistemas de gestão (Enterprise Resource Planning – ERP), uma equipe de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos e especialistas em TI, faturamento, finanças e contabilidade estará à frente de uma grande central de informações.

A partir do monitoramento em tempo real das rotinas operacionais, a central de comando identifica os desvios dos padrões previamente estabelecidos e realiza a comunicação imediata da ocorrência, para que as correções necessárias sejam efetuadas. O acompanhamento dos processos se dá dentro da produtividade, do volume, do investimento e da qualidade.

 

* Com informações do Iges-DF