14/08/2020 às 20:01, atualizado em 18/08/2020 às 16:53

Batalha contra o vandalismo

Equipes do GDF Presente estiveram pela sexta vez no Deck Sul neste ano

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Deck Sul recebeu higienização caprichada em novo mutirão do programa | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal luta contra o vandalismo nas áreas de lazer abertas ao público. Na manhã desta sexta-feira (14), uma equipe de 65 pessoas de vários órgãos do governo, capitaneadas pelo GDF Presente, fez uma grande operação de melhorias no Deck Sul, que fica nas margens do Lago Paranoá. Foi a sexta vez que o programa esteve no espaço apenas neste ano.

[Olho texto=”“Estamos tentando manter o parque limpo e arrumado, mas precisamos de apoio da população”” assinatura=”Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto” esquerda_direita_centro=”centro”]

A ação começou na quinta-feira (13), com uma ação de despoluição das margens do Lago Paranoá. O Polo Central Adjacente 1 e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) retiraram lixo no gramado e na vegetação à beira do lago, resíduos que foram deixados no local pelos próprios frequentadores. Materiais descartáveis, latas de cerveja, de refrigerante e diversos outros tipo de descarte encheram a carroceria de dois caminhões com capacidade de oito toneladas cada um.

Nesta sexta-feira (14) a equipe fez uma grande limpeza no Deck Sul. Recolheram mais lixo e lavaram banheiros, quadras de esporte, as áreas dos sombreiros e a parada de ônibus do local, bem como pintaram bancos e mesas e higienizaram o parquinho. Os meios-fios receberam pintura e funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) fizeram roçagem nos gramados e podaram árvores em todo o espaço.

Toneladas de entulho foram retiradas das margens do Paranoá | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) instalou novas placas, substitui outras e sinalizou estruturas do estacionamento. A equipe do GDF Presente lavou as placas de sinalização das redondezas e, com apoio da Vigilância Ambiental, fez uma inspeção no parque, aplicou inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado – popularmente conhecido como fumacê – e fez a desratização do ambiente.

“A limpeza das placas de sinalização é um cuidado simples, que tem um resultado tão significativo”, destacou o coordenador do Polo Central Adjacente 1, Alexandro César de Oliveira.

Hevelyn de Freitas: “Vi que não estamos esquecidos” | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

A ação foi solicitada pela Administração do Plano Piloto. A administradora Ilka Teodoro diz que, apesar de ser constantemente depredado, manter o espaço de lazer em bom estado é uma das prioridades do GDF. “Estamos tentando manter o parque limpo e arrumado, mas precisamos de apoio da população”, afirmou.

Os frequentadores do Deck Sul e os colaboradores do GDF Presente receberam mudas de ipê. Hevelyn de Freitas Pereira, 38 anos, foi uma delas e diz ter ficado até mais motivada quando viu a equipe do GDF no local. “Vi que não estamos esquecidos”, afirmou.

[Numeralha titulo_grande=”140 toneladas” texto=”de entulho foram retiradas do Guará desde segunda (10)” esquerda_direita_centro=”centro”]

Moradora do Guará, ela faz caminhadas no Deck Sul diariamente, desde o começo da pandemia do coronavírus. “É um lugar maravilhoso. Gosto daqui porque tem muita natureza, tem vista para o lago. O governo tem que insistir da manutenção”, pediu.

Elogios no Park Way

Quem também recebeu elogios foi a Administração do Park Way, que nesta semana recebeu um mutirão do Polo Central Adjacente 2 e de funcionários de outras duas administrações: de Núcleo Bandeirante e de Candangolândia. “Conseguimos atender praticamente todas as demandas que estavam registradas na ouvidoria”, disse o administrador do Park Way, Maurício Tomaz da Silva.

Sinalização de estruturas do estacionamento coube ao Detran-DF | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Desde segunda-feira (10) foram recolhidas, em trabalho diário, cerca de 250 toneladas de lixo, galhos de árvore e inservíveis. A retirada foi feita nas quadras 3, 7, 8, 18 a 26, 28 e 29. As 12 paradas de ônibus e oito pontos de encontro comunitário (PECs) foram lavados, todos os jardins da cidade foram regados e árvores de várias quadras foram podadas.

Cerca de 180 faixas de propaganda irregular foram retiradas das ruas e aproximadamente 100 toneladas de massa asfáltica foram usadas para tapar os buracos nas quadras 3, 10, 16 e 18. “Chegamos bem próximos da meta de buraco zero. A cidade ficou ainda mais bonita”, acrescenta Maurício.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Lixo

No Guará, o Polo Central e a administração regional acabaram com um lixão irregular na QE 18, embaixo da linha de transmissão de energia de Furnas. A área é uma das diversas que são usadas pela população, há anos, para o descarte inadequado de entulho, galhos de árvore e inservíveis, o que gera demandas da comunidade e exige pelo menos duas limpezas por mês.

Na quarta-feira (12), toneladas de entulho foram retiradas do local. O GDF Presente já recolheu 140 toneladas de entulho na cidade desde segunda-feira (10).