17/08/2020 às 18:52, atualizado em 18/08/2020 às 11:11

Servidores da UBS de Vicente Pires são capacitados para primeiros socorros

Simulações de salvamento foram feitas durante curso ministrado pela Escola Superior de Ciências da Saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

| Foto: Divulgação

As capacitações e atualizações são fundamentais na área da saúde para realizar melhor o atendimento à população. Na última semana a primeira turma de servidores da Unidade Básica de Saúde 1 de Vicente Pires realizou capacitações de Suporte Básico e Avançado de Vida, quando experimentaram diferentes simulações tanto para as situações mais simples quanto para as mais complexas, como intubação de paciente. Nesta semana outros servidores e trabalhadores terceirizados também vão participar de formação.

“Esse treinamento serve principalmente para diminuir a tensão emocional que os servidores vivem hoje, mas serve também de incentivo para a educação permanente desses profissionais,” esclarece o gerente da unidade, Sérgio Lima Gonçalves.

Na primeira etapa participaram da formação os Agentes Comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem e médicos. Nesta semana será a vez dos enfermeiros, vigilantes e os agentes de limpeza.

Quem está ministrado essa capacitação são os tutores e estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde. “Eles viabilizaram os bonecos, montaram e aplicaram o treinamento”, informou o gestor da UBS.

Teleatendimento

Outra novidade na UBS 1 de Vicente Pires é o início do trabalho de teleatendimento para os pacientes hipertensos e diabéticos, com os enfermeiros das Equipes da Estratégia de Saúde da Família. O objetivo é evitar que estes pacientes necessitem ir até a unidade para o acompanhamento de rotina neste período de pandemia. “Nossa ideia é de, futuramente, realizar vários tipos de atendimentos com o objetivo de agilizar várias questões de saúde”, adianta Sérgio.

* Com informações da Secretaria de Saúde