20/08/2020 às 17:46

Sejus lança programa itinerante para atender idosos

Sua Vida Vale Muito é expandido com objetivo de visitar cidades do DF e levar atendimento médico e psicossocial a esse público específico

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) começa, nesta sexta-feira (21), uma nova fase do Programa Sua Vida Vale Muito: a Ação Itinerante. A proposta é visitar as cidades do Distrito Federal para levar atendimento médico, psicossocial, orientação nutricional e terapia ocupacional aos idosos, especialmente os que participaram da ação Hotelaria Solidária. A Ceilândia será a primeira cidade a receber o serviço, que estará no CEU das Artes – QNR 02, entre os dias 21 e 28 de agosto (exceto no domingo), das 09h às 17h.

Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o programa contribuirá com a qualidade de vida e o retorno à rotina dos mais de 300 idosos que ficaram 90 dias hospedados no Brasília Palace Hotel. Nesse período, eles aprenderam a se proteger contra a Covid-19 e a importância de adquirir hábitos saudáveis no seu cotidiano.

“Agora, além de acompanhá-los virtualmente, vamos estar presentes nas regiões administrativas com os nossos serviços, dando toda a atenção, carinho e atendimento individualizado. Nesse momento tão difícil, temos que nos reinventar para continuar o atendimento a nossa população, mas é claro: com toda a segurança” disse Passamani.

Para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, serão adotados todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias. Entre as medidas de segurança estão a testagem prévia dos servidores, a desinfecção do local, o uso de máscaras e álcool em gel 70% e o distanciamento social. A Secretaria ressalta ainda que o comparecimento dos participantes da Hotelaria Solidária é facultativo.

Atendimento virtual
O acompanhamento dos idosos atendidos na ação Hotelaria Solidária também é realizado de forma virtual. A Sejus criou grupos via WhatsApp, separados por RAs, para manter o monitoramento e o contato com todos os participantes. Com essa ferramenta, psicólogos e assistentes sociais acompanham diariamente o processo de volta à rotina desses idosos desde o encerramento do programa no dia 22 de julho.

* Com informações da Sejus/DF