21/08/2020 às 14:20

Obra no Núcleo Rural Jardim II entra na fase de pavimentação

Até o fim da próxima semana o trecho de 1,5 km estará totalmente asfaltado, beneficiando cerca de mil moradores da região

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A obra de pavimentação asfáltica na VC-461, que liga a DF-285 ao Núcleo Rural Jardim II, no Paranoá, entrou na segunda fase dos serviços.

Concluída a etapa de terraplenagem, base e sub-base dos aproximadamente 1,5 km de extensão, agora o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) deu início à fase de pavimentação.

O superintendente de obras, Cristiano Cavalcante, estima que até o fim da próxima semana conclua a etapa de pavimentação. “Acredito que até a próxima sexta-feira (28) consigamos finalizar a aplicação do pavimento e iniciar a etapa final, que é a sinalização. Todo o trabalho estará concluído em até 15 dias”, disse.

A fase final inclui além da sinalização horizontal (instalação de placas) e vertical (pintura de faixas de rolamento), a instalação de meios-fios.

Objetivo da obra

Iniciada em 04 de agosto por administração direta, esse serviço tem o objetivo de dar mais segurança e conforto às crianças que vão à escola Núcleo Rural Jardim II e aos moradores dos arredores do colégio. Por ali os estudantes enfrentavam lama na época da chuva e muita poeira no tempo seco.

A dona de cada Joseane Flor Gomes, de 23 anos, tem duas filhas que estudam no colégio e que passavam por esse aperto quando iam para a escola. “Minhas filhas tem bronquite e sempre tinham crises por causa da poeira aqui. E isso interferia até na assiduidade delas nas aulas. Mas agora, quando finalmente as aulas presenciais voltarem, não teremos mais esse problema, com certeza. Estou muito grata!”, declarou.

O Núcleo Rural Jardim II faz parte do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), considerado o maior produtor de grãos por hectares do país. A obra beneficiará uma população de quase 1,3 mil pessoas da região, trazendo mais segurança e conforto também para o transporte dos alimentos produzidos na comunidade local.

Obra na DF-285

Naquela região está em andamento uma obra de grande porte, iniciada em setembro de 2019. Trata-se da pavimentação de duas faixas de rolamento de 13,5 km no trecho que acaba no entroncamento da rodovia DF-285 com a DF-100.

Esta obra está orçada em R$ 20,2 milhões, gerando 50 empregos diretos e indiretos. Atualmente os serviços já atingiram, neste trecho, 100% de conclusão na etapa de aplicação de pavimento e 60% de colocação da capa asfáltica. Finalizada esta fase, a última etapa será a sinalização.

Todo o serviço tem previsão de conclusão em outubro deste ano, e quando todas as etapas forem concretizadas, as melhorias na região vão beneficiar a todos os moradores e produtores rurais com o escoamento de produção agrícola na área do PAD/DF, além dos moradores da cidade de Unaí, em Minas Gerais, e das cidades circunvizinhas de Cabeceira Grande, Buriti de Minas e Palmital.

* Com informação do DER/DF