24/08/2020 às 09:54, atualizado em 24/08/2020 às 11:02

FAC On-Line tem mérito cultural publicado

O resultado preliminar de admissibilidade deve ficar pronto entre a sexta-feira (28) e a segunda-feira (31)

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Um dos editais-chaves do projeto Conecta Cultura, pacote de ações lançado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do Distrito Federal para fomentar o segmento artístico durante a pandemia da Covid-19, FAC Apresentações On-Line acelera-se rumo à etapa de admissibilidade. Nesta segunda-feira (24.08), foi publicado, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o resultado final do mérito cultural.

O aporte é de R$ 2 milhões para 107 projetos culturais destinados a plataformas virtuais nas linhas “Qualificação básica e formação”, “Espetáculos “, “Festivais ” e “Websérie ou webcanal”. “Esse edital é especial porque, em cada projeto, há uma ficha técnica que contempla muitos profissionais, movimentando essa poderosa cadeia da economia criativa. Se a luta universal é pela sobrevivência, nossa batalha, na Secec, passa também por ajudar os fazedores de cultura na produção da arte, esse alimento fundamental para a cabeça e a alma num momento de tantas dificuldades e perdas”, diz o secretário, Bartolomeu Rodrigues.

Mais projetos

Os 107 projetos selecionados em 14 modalidades artísticas receberão recursos provenientes do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A linha “Qualificação básica e formação” contemplou 58 projetos; “Espetáculos”, 37; “Festivais”, 10 e “Websérie ou webcanal”. “O edital previa, ao menos, 104 vagas, mas, como sobraram recursos em algumas linhas, realizamos remanejamento desses valores e deu para contemplar três projetos a mais”, comemorou o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural (Sufic), João Roberto Moro.

O resultado preliminar de admissibilidade deve ficar pronto nos próximos dias. “Nosso esforço, é no sentido de pagar o edital o mais rapidamente possível”, garantiu o gestor.

Resultado Final de Mérito – Edital Fac Apresentacoes On-Line 2020

* Com informações da Secretaria de Cultura