25/08/2020 às 19:37

Abordagem divertida para ensinar boas práticas ambientais

Nesta quarta (26) tem novo episódio do SLU Show. Desta vez sobre compostagem. Não perca!!

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Vai ao ar nesta semana o quinto episódio do SLU Show, um reality que mostra boas práticas ambientais dos cidadãos do Distrito Federal. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) tem divulgado vídeos com diferentes assuntos e espalhado consciência coletiva e conhecimento de forma divertida e didática. Nesta quarta (26), o tema é sobre a compostagem de materiais orgânicos.

“As ideias partem dos vídeos que recebemos das instituições e da população. A partir deles, nós vamos construindo um roteiro com o objetivo de levar informação sobre o tema abordado no vídeo. Sempre associamos a ideia com algum serviço do SLU, com a finalidade de divulgar, conscientizar e orientar a população com boas práticas de sustentabilidade e o correto manuseio dos resíduos”, explica o assessor de comunicação do SLU, Jonathan Silva, responsável por toda a criação do projeto.

Todos os episódios do reality e outros conteúdos do SLU você pode acompanhar nas redes sociais da empresa, seja no Youtube, Facebook ou Instagram. Para participar basta enviar os vídeos através do número de Whatsapp (61) 99105-2089, pelo e-mail residuosobrenatural@gmail.com ou no direct do Instagram (www.instagram.com/slu.df) ou Facebook (www.facebook.com/sludf) da autarquia.

Depois de receber os vídeos da população, Jonathan Silva cria o roteiro, que é analisado pelos colegas de trabalho. Em seguida é feita a montagem e escolhida a linguagem que será utilizada. Sempre de forma divertida e educativa.

“Nesta semana recebemos um vídeo da instituição Quatro Hábitos, sobre a compostagem, seus benefícios e alguns métodos”, acrescenta Jonathan, ao comentar o processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo.

O SLU Show foi lançado em 15 de julho. Até o momento, quatro episódios foram ao ar. No primeiro, o vídeo fala sobre o reaproveitamento de potes de sorvete. No segundo, sobre a confecção de sabão a partir de óleo usado. No terceiro, destaca música e sustentabilidade. No quarto, o tema é lixo eletrônico, tendo como base o vídeo da Metarreciclágem.

“O objetivo é estabelecermos uma comunicação mais próxima com a população. Recebemos os vídeos através das nossas redes sociais e WhatsApp e já começamos o processo de criação e edição, incluindo curiosidades sobre o assunto e esclarecendo dúvidas”, conta Jonathan Silva.

Outros projetos

O SLU Show não é o único projeto da autarquia, onde as boas práticas de reciclagem e descarte são contadas de forma lúdica. Há também o SLU News, com notícias feitas em forma de animação; o SLU Music Show, onde clipes de diversos ritmos abordam a sustentabilidade e a reciclagem; e a saga Recicléverton, um super-herói às avessas que se desdobra para contar a importância da coleta seletiva.