25/08/2020 às 09:08, atualizado em 25/08/2020 às 11:26

Doação de sangue pode ser agendada pela internet 

O serviço já está em funcionamento, porém, em caráter experimental

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Para ampliar o agendamento da doação de sangue e do cadastro como doador de medula óssea, a Fundação Hemocentro de Brasília passa a integrar o Agenda-DF, plataforma de agendamento pela internet do Governo do Distrito Federal.

O serviço será disponibilizado ao público em caráter experimental. “Reservamos parte das vagas para o Agenda-DF e, à medida que houver adesão do público, vamos fazer ajustes e ampliar a capacidade de marcação pela internet”, explica a gerente do Ciclo do Doador, Anne Ferreira.

Durante o período de testes, o agendamento pelos telefones 160 ou (61) 3327-4413 continuará em funcionamento. A ampliação nos canais para marcar horários se tornou uma demanda premente dos doadores de sangue após a pandemia de coronavírus. Desde 25 de março, tornou-se obrigatório agendar previamente o atendimento no Hemocentro, para não formar aglomerações nas salas de espera e garantir mais segurança ao doador.

Agende sua doação

Para agendar o atendimento pela internet, o cidadão deve acessar o site www.agenda.df.gov.br e clicar em Fundação Hemocentro de Brasília. Em seguida, deve selecionar o tipo de agendamento: doação de sangue ou cadastro como doador de medula óssea. Após selecionar o endereço do Hemocentro, o cidadão pode escolher o dia e horário mais conveniente. O acesso individual é feito por meio das informações de cadastro na plataforma gov.br ou no sistema de Ouvidoria do GDF.

Quem deseja realizar os dois procedimentos – doar sangue e se cadastrar como doador de medula óssea – deve agendar apenas o atendimento para doação de sangue. Quando comparecer ao Hemocentro no horário marcado, basta informar no início do atendimento que também quer se cadastrar no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Níveis críticos

Desde o início de agosto, a Fundação Hemocentro de Brasília entrou em alerta máximo devido a uma queda considerável no movimento de doadores de sangue. Neste mês, até o último dia 20, a média de doações está em 139 bolsas coletadas por dia. Em julho, a média foi de 160 doações por dia. Em agosto do ano passado, eram 165 bolsas coletadas diariamente.

Sem normalizar o movimento de doadores, o estoque de O positivo sofreu forte queda no começo de agosto e permanece em níveis extremamente críticos desde a última semana. Apesar da suspensão das cirurgias eletivas pela Secretaria de Saúde, a demanda dos hospitais não diminuiu.

“A transfusão sanguínea é parte do tratamento de pessoas com câncer, anemias graves e problemas de coagulação. Esse procedimento também pode ser necessário em pacientes com outras doenças, como a Covid-19”, ressalta o diretor executivo da Fundação Hemocentro de Brasília, Alexandre Nonino.

Estoque

O estoque estratégico do Hemocentro de Brasília abastece todos os hospitais públicos do Distrito Federal e algumas unidades conveniadas, como o Hospital das Forças Armadas (HFA), o Hospital Universitário de Brasília (HUB), o Hospital Sarah Kubitschek e o Instituto de Cardiologia (ICDF). O monitoramento das reservas é feito diariamente.

Com base em uma avaliação da situação dos estoques, demanda dos hospitais e fluxo de doadores, são acionadas estratégias para manter o equilíbrio no fornecimento, como contato telefônico com doadores, convocação de multiplicadores para organizar grupos de doadores, campanhas em redes sociais e veículos de comunicação, assim como reforço nas recomendações de uso racional do sangue e até restrições no abastecimento, em casos críticos.

A época de seca já é historicamente um período de menor movimento nos hemocentros do Centro-Oeste. No entanto, a pandemia pode estar influenciando o quadro. “A seca geralmente diminui um pouco o movimento de doadores, mas temos visto que o aumento no número de casos de Covid-19 pode influenciar também, já que pessoas que tiveram a doença ou que tiveram contato com alguém infectado ficam impedidas temporariamente de doar”, pontua o diretor executivo.

Critérios para doação

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde. Quem fez algum procedimento estético, passou por cirurgia ou algum tipo de endoscopia, ficou doente ou fez uso de medicamentos recentemente deve consultar o site do Hemocentro, pois pode estar impedido de doar.

O candidato à doação deve vir bem alimentado (evitar alimentos gordurosos e derivados do leite pelo menos 3 horas antes da doação), não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e beber bastante água 24 horas antes de doar. É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.

Vale destacar que pessoas com sintomas gripais (febre, tosse, irritação ou dor de garganta) devem aguardar 14 dias após o desaparecimento completo desses sinais para se candidatar à doação de sangue. Esse prazo também se aplica a quem teve contato com pessoa com suspeita ou diagno?stico de Covid-19, e deve ser contado a partir do u?ltimo contato. ??Quem teve Covid-19 deve aguardar 30 dias apo?s o desaparecimento completo dos sintomas para doar sangue.?

O Hemocentro não alterou o horário atendimento durante a pandemia – permanece aberto de segunda a sábado, das 7h às 18h.

*Com informações do Hemocentro