26/08/2020 às 19:28, atualizado em 26/08/2020 às 20:41

Congresso discute retomada de bares e restaurantes

Com a participação do presidente Bolsonaro e do vice-governador do DF, Paco Britto, foi enfatizada a importância do segmento para a economia do país

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Pela primeira vez, o congresso nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) ocorreu de forma on-line e totalmente gratuita. O evento que chegou a sua 32ª edição começou na noite desta terça-feira (25) e tem como tema o “futuro da alimentação fora do lar”. O jantar de abertura contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do vice-governador do DF, Paco Britto. Os discursos enfatizaram as dificuldades do setor com a pandemia do novo coronavírus e a importância do segmento para a retomada da economia.

O presidente  Bolsonaro lamentou as 115 mil mortes por Covid-19 no país e disse que a economia tem que voltar “a pegar”. “É duro fechar estabelecimentos comerciais, e vamos continuar fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para não acontecer isso”, afirmou.

Em defesa da reabertura “gradual e responsável” do comércio, o vice-governador Paco Britto disse que o fechamento foi “necessário num primeiro momento”,  e que o setor de bares e restaurantes sempre teve portas abertas para o diálogo junto ao GDF. Ele também mencionou a importância do segmento para a economia local.

“Neste momento em que todos estamos tendo que nos reinventar, que cumprir os protocolos de segurança, agradeço, em nome do governador Ibaneis, o empenho do setor tão importante para a economia, para o desenvolvimento e geração de empregos e impostos para a capital”, frisou Paco Britto.

Até o dia 28 de agosto, o 32º Congresso Nacional da Abrasel apresentará palestras, painéis e debates com os principais líderes empresariais e da gastronomia do país compartilhando suas trajetórias e conhecimento.