29/08/2020 às 10:05, atualizado em 29/08/2020 às 12:03

Reforma no Monumento Natural Dom Bosco será entregue neste domingo

Local também será palco de uma missa campal transmitida ao vivo pelas redes sociais da Secretaria de Turismo

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

| Foto: Acácio Pinheiro

A Força-Tarefa nos Parques, que envolve órgãos do Governo do Distrito Federal como o Instituto Brasília Ambiental, Secretaria de Governo e de Turismo, CEB, Caesb, Detran, DER-DF, Funap, SLU, Novacap e Administração Regional do Lago Sul, vai entregar neste domingo (30), a partir das 9h, o Monumento Natural Dom Bosco totalmente reformado. Autoridades participarão da entrega da reforma.

Assista ao vídeo:

As melhorias na Unidade de Conservação incluem colocação e pintura de meio-fio, reforma de calçadas, roçagem e poda, limpeza e pintura das estruturas, lavagem do anfiteatro natural e pintura de sua arquibancada, troca de fechaduras e reparo das portas da Ermida Dom Bosco e reforma da capela. Além da demarcação da coopervia e da ciclovia, instalação e manutenção de lixeiras, demarcação de área de banho no espelho d´água, construção de uma rampa de acesso a portadores de necessidades especiais e instalação de novos corrimões nas escadas.

Entre 2019 e 2020 já foram revitalizados dez parques ecológicos: Saburo Onoyama, Cortado, Olhos D’Água, Águas Claras, Parque das Garças, Denner, Ezechias Heringer, Copaíbas, Tororó e Areal. O Monumento Dom Bosco é o décimo-primeiro. A escolha da Unidade de Conservação se deu porque neste mês é comemorado o Agosto de Dom Bosco, padroeiro da cidade.

Para o presidente do Brasília Ambiental, Claudio Trinchão, as intervenções vão trazer mais qualidade aos frequentadores. “Teremos a recuperação dos banheiros, píer, pistas, entre outros, para tornar ainda mais agradável a visita da população na Unidade de Conservação”, comentou.

“Os moradores do DF possuem forte ligação com a natureza. Por isso, desde o início do governo, a Secretaria do Meio Ambiente está junto com a força-tarefa de revitalização nos parques”, afirmou o secretário, Sarney Filho.

Ermida Dom Bosco| Foto: Acácio Pinheiro

Além da entrega à população da Unidade de Conservação revitalizada, no local vai acontecer a “Missa campal – Agosto de Dom Bosco”, que será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Secretaria de Turismo, a partir das 09h.  O evento será aberto à comunidade e também terá transmissão ao vivo pelo Instagram da Setur-DF.

Monumento Natural Dom Bosco – A área de 171,98 hectares mantém reservas nativas de Cerrado e está situada na Orla do Lago Paranoá, oferecendo uma paisagem exuberante. Além de oferecer trilhas, pistas para skate e bicicletas, a infraestrutura do Monumento Natural é composta por coopervia, ciclovia, banheiros, anfiteatro aberto, Sede Administrativa com sala para Educação Ambiental (Casa da Cerradania), Jardim do Patrimônio Ecológico do DF e estacionamento. Até antes das restrições impostas pela Pandemia do Covid-19, o Dom Bosco recebia, em média, cinco mil visitantes por semana.

A Ermida Dom Bosco, a primeira obra de alvenaria construída na capital, é uma das principais atrações. A pequena capela, projetada por Oscar Niemeyer, homenageia o segundo padroeiro de Brasília, São João Bosco, que teria previsto, em sonho, a construção da cidade, ainda no Século XIX.

Serviço:

Missa Campal em Homenagem a Dom Bosco
Local: Ermida Dom Bosco (SEDB – Lago Sul)
Data: 30/8, às 9h
A missa será transmitida ao vivo pelo perfil da Setur no Instagram: www.instagram.com/seturdf


* Com informações do Brasília Ambiental