08/09/2020 às 12:49, atualizado em 08/09/2020 às 15:57

Novacap abre licitação para reforma na Costa e Silva

Custo estimado é de R$ 14,7 milhões para o procedimento, que tem a previsão de gerar 300 empregos, entre diretos e indiretos

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Será a primeira reforma da ponte, que ganhará reforço estrutural | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Inaugurada em 1976, a Ponte Costa e Silva, uma das quatro que cortam o Lago Paranoá, vai receber uma intensa reforma pela primeira vez. A companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) publicou, nesta terça-feira (8), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o edital para escolha da empresa responsável pelo trabalho. O custo estimado da obra é em torno de R$ 14,7 milhões.

“O valor engloba a elaboração do projeto executivo e o reforço estrutural em razão da perda de proteção dos cabos que constituem o tabuleiro, além da revitalização como um todo, como pintura, instalação de novos guarda-corpos e asfalto, entre outros”, destaca o presidente da Novacap, Fernando Leite. Os trabalhos deverão gerar 100 empregos diretos e 200 indiretos.

A estrutura da Ponte Costa e Silva foi projetada por Oscar Niemeyer e tem 452 metros de comprimento por 13 metros de largura, com três vãos que permitem a passagem de embarcações pelo Lago Paranoá. Após tanto tempo sem uma intervenção profunda, a ponte necessita da recuperação preventiva.

Edital retomado

Após suspensão em virtude de ajustes documentais, em julho deste ano, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) aprovou, por unanimidade, a retomada do edital de licitação para o projeto de recuperação, reforço estrutural e revitalização da via.

Como o processo de seleção da empresa abriu agora, ainda não há previsão para início do trabalho. No entanto, estima-se uma intervenção que dure aproximadamente 18 meses. Não está programada a interdição completa da ponte – apenas interrupções parciais, quando ocorrerem reparos relacionados ao asfalto.

De acordo com o Procedimento Licitatório Eletrônico nº 005/2020, vence a proposta que apresentar menor preço. As empresas interessadas em participar devem apresentar propostas no próximo dia 29, no Departamento de Compras da Novacap.

* Com informações da Novacap