14/09/2020 às 09:20

Caesb está entre as 100 empresas mais inovadoras do país

Ranking mostra quais as companhias, públicas ou privadas, que têm investido em tecnologia da informação para melhorar os processos internos

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi destaque na 20ª edição do prêmio As 100+ inovadoras no uso de TI 2020 ao conquistar a 66ª colocação entre 241 empresas de todo o país. 

O prêmio é realizado pela IT Mídia em parceria com a PwC. Os vencedores foram anunciados durante o primeiro dia do IT Forum Anywhere, que aconteceu na quinta-feira (10) de forma virtual em razão da pandemia. A iniciativa reúne e avalia projetos de TI que resultaram positivamente nos negócios das empresas, tanto públicas quanto privadas.

Foto: Agência Brasília/Arquivo

A Caesb conquistou a posição ao apresentar a integração dos sistemas tecnológicos desde a coleta de dados até a geração de painéis analíticos que permitem à empresa o planejamento e a execução de processos operacionais e administrativos. 

A chefe de Tecnologia da Informação da Caesb, Márcia Sabino Duarte, conta que a companhia tem buscado a transformação digital em todos os seus processos. “No projeto apresentado, mostramos a integração dos sistemas com a coleta de dados via telemetria, gestão comercial, gestão de manutenção de sistemas hidráulicos com aplicativos mobile, gestão de documentos eletrônicos, de eficiência energética, de planejamento e de contrato”, esclareceu.

Segundo Márcia Sabino, os processos administrativos e operacionais são geridos por sistemas construídos internamente, o que elimina a necessidade do uso de papel. “Todos os serviços ofertados ao cidadão, por exemplo, estão disponíveis na internet e no aplicativo”, lembra. 

Ela também conta que a Caesb investiu em internet das coisas com os hidrômetros que enviam os dados de consumo direto para a empresa. “Além disso, temos trabalhado com painéis inteligentes de dados (BI) que possibilitam importantes tomadas de decisão”, afirmou Márcia.

Mesmo com os resultados positivos e o reconhecimento de estar entre as 100 empresas mais inovadoras do país, a Caesb vai continuar investindo em tecnologia. “Estamos iniciando projetos de ciência de dados para aplicar inteligência artificial e algoritmos e melhorar a eficiência dos processos da empresa”, destacou Márcia Sabino. 

Além disso, a Caesb vai realizar um hackathon em busca de soluções inovadoras para problemas identificados internamente. “O evento vai reunir programadores e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho. O objetivo é criar soluções específicas para um ou vários desafios”, reforçou a  chefe da TI.

* Com informações da Caesb