15/09/2020 às 17:47, atualizado em 18/09/2020 às 17:26

2,5 toneladas de lixo saem de 98 bocas de lobo do Guará e do Plano Piloto

Sacolas, garrafas e latinhas entopem redes de águas pluviais. Equipes atuaram também na revitalização de cinco faixas de pedestre no Guará

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Continuando com as ações da força-tarefa de limpeza e manutenção do sistema de escoamento da água da chuva pelo DF, o GDF Presente marcou presença no Guará e no Plano Piloto para fazer a desobstrução dos bueiros. Ao todo 98 bocas de lobo foram limpas e mais 2,5 toneladas de latinhas, sacolas de plásticos, embalagens e material orgânico foram recolhidos para deixar livre a passagem de água nas ruas.

O coordenador do Polo Central Adjacente I, Alexandro César de Oliveira, acompanhou o serviço e se surpreendeu com a quantidade de lixo que foi recolhido. “Muitas garrafas de cerveja e de água, copos descartáveis, sacolas de supermercado. Acho que as pessoas têm que pensar no seu próprio bem e no da comunidade. As bocas de lobo com manutenção em dia representam mais qualidade de vida para a cidade”, argumenta.

A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, também destacou o valor do ato de cidadania de não se descartar quaisquer tipos de resíduos dentro das bocas de lobo: “É importante contar com o empenho da população que deve descartar o lixo no lugar correto, isso é fundamental para evitar obstrução e alagamentos no período chuvoso”, diz.

As bocas de lobo são equipamentos de infraestrutura urbana fundamentais no escoamento e drenagem de água que se acumula no asfalto em direção às galerias pluviais, normalmente posicionadas abaixo da camada asfáltica. Com a estiagem comum no Planalto Central entre os meses de maio e setembro, o GDF reforçou a força-tarefa em pontos estratégicos para, quando o período de chuvas começar, as bocas de lobo estarem preparadas para evitar alagamentos em vias importantes da capital.

No Guará, o Polo Central do GDF Presente limpou 51 bocas de lobo nesta última segunda (14). Um dos pontos mais visados pelas equipes foi a Avenida do Contorno, na altura da QE 13, QE 24, QE 26 e QE 28. A limpeza também ocorreu em outros três pontos da QE 7, além da QE 4, QI 10 e QI 11.

“Nesse momento de pandemia, os trabalhos não pararam. Pelo contrário, os moradores puderam não só acompanhar a continuidade, mas, também, a expansão dos serviços e isso reforça o compromisso do nosso governador Ibaneis com a população guaraense por uma cidade mais limpa, ordeira e que promova a qualidade e o bem-estar das pessoas”, ressalta a administradora regional do Guará, Luciane Quintana.

Já no Plano Piloto, o alvo da força-tarefa foi a W3 Norte, uma das avenidas comerciais mais importantes do DF. Nesta última segunda (14), o GDF Presente limpou 47 bocas de lobo entre a 716 e a 710 Norte, trecho da via que sofre muito na época de chuvas, por se tratar de um “vale”, onde a água se acumula rapidamente. Somente ali, duas toneladas de terra, folhagens e lixo foram retiradas.

Mais trabalho e mais manutenção

O GDF Presente, por meio do Polo Central, iniciou uma semana de ações no Guará.

Além da limpeza das bocas de lobo, as equipes atuaram na revitalização de cinco faixas de pedestre na Avenida do Contorno, além de recolher mais de uma tonelada e meia de entulhos e galhadas.

Os trabalhos estão programados para ocorrer na região administrativa até a próxima segunda (21).

 

* Colaborou Hédio Ferreira Jr