20/09/2020 às 16:17, atualizado em 21/09/2020 às 12:48

Reconstrução de barragem permite retomada agrícola

Comunidade rural de Planaltina sofria com falta d’água havia quase cinco anos. Obra vai permitir que a vida de cerca de 100 pessoas volte ao normal

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Cerca de 12 famílias de produtores rurais da comunidade agrícola Chácara 90, localizada no Núcleo Rural Rio Preto, na região de Planaltina, serão beneficiadas com a recuperação da barragem do Imburuçu (veja mais no vídeo abaixo).

A obra, que começou em 10 de setembro, é uma ação integrada envolvendo servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) e Secretaria de Agricultura (Seagri-DF). Desde 2016, os agricultores da localidade sofrem com a falta d’água, elemento essencial para  a produção agrícola. O problema começou com o rompimento do antigo represamento.

“Visitamos a antiga obra e constatamos que houve erro de execução”, explica o extensionista rural da Emater-DF, João Colemar. “Fora isso, a vertedora, que é um sistema de garantia de vazão de água, foi negligentemente tampada, fazendo com que o nível subisse no período de chuva forte, rompendo a barragem”, detalha.

Assista ao vídeo:

O problema afetou diretamente a rotina das pessoas. Com a escassez de água para irrigar as plantações durante todo o ano, a produção caiu, assim como a mão de obra local. Sem trabalho na “roça”, muita gente foi buscar o ganha-pão na cidade, trabalhando como motorista de ônibus ou no mercado informal.

“A previsão é recuperar todo o sistema de produção agrícola da região. A finalização dessa obra representa um retorno das pessoas para a área rural”, torce o subsecretário de Desenvolvimento Rural da Seagri-DF, Odilon Vieira Junior.

Solução

A solução para o problema é a construção de um talude, ou seja, terreno inclinado que garante a estabilidade do aterro, paredões que permitem a concentração de grande volume de água. Com a barragem cheia, uma estrutura de tubulação colocada 500 metros mata adentro, vai levar água para os agricultores. Para tanto, máquinas como pá mecânica, retroescavadeira e caminhões da Novacap trabalham com a assistência de engenheiros da Emater-DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A previsão é de que tudo fique pronto em duas semanas, com custo mínimo para o GDF. Serão geradas despesas apenas com a manutenção das máquinas, já que os profissionais envolvidos na operação são do governo.

“É uma ação que vai garantir água para todos, aumentando a eficiência do sistema de irrigação e maior rendimento da produção dos agricultores”, garante Colemar. “Aqui todo mundo ajuda um ao outro, a refeição para o pessoal que trabalha na obra é dada pelos produtores rurais”, acrescenta.

O produtor rural Luis Sousa será um dos beneficiados com a nova barragem | Fotos: Acácio Pinheiro

Produtor rural e cearense de Uajará, Luís Gonsaga Sousa tem 65 anos e desde 1979 mora na Chácara 90. Ele diz estar radiante com a iniciativa que vai beneficiar mais de 100 trabalhadores agrícolas. Gente como ele, que conhece bem a labuta com a terra, produz alimentos como tomate, pimentão, pepino, pimenta e feijão de corda.

“Agora posso ficar tranquilo porque, com essa obra, meus filhos e netos vão ter água por muitos anos”, festeja o agricultor. “Está todo mundo aqui satisfeito com essa obra, vai melhorar a vida de muita gente, vamos poder, inclusive, contratar mais gente para trabalhar na lavoura”, agradece.