21/09/2020 às 09:29, atualizado em 18/09/2020 às 14:51

Controladoria-Geral promove live sobre governança pública

Evento que está na segunda edição será realizado na próxima quarta-feira (23), a partir das 15h, no canal do Youtube da CGDF

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Na próxima quarta-feira (23 de setembro) ocorrerá a segunda edição da Live “Café com Governança e Compliance”, que discutirá o tema “Governança pública: avanços e perspectivas para o GDF”. O evento organizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) conta com o apoio da Escola de Governo do DF e será transmitido às 15h, ao vivo, pelo Youtube da CGDF (https://bit.ly/2YdHEjY).

O evento virtual que fez sucesso na primeira edição, contará com as contribuições da subcontroladora de Governança e Compliance, Joyce de Oliveira, e será mediado pela coordenadora de Governança da CGDF, Grice Araújo. Para o debate, a Controladoria convidou Humberto Falcão Martins que é doutor em Administração pela FGV e professor de dedicação exclusiva da Fundação Dom Cabral na área de gestão pública. Ele é autor de mais de 130 publicações, incluindo 20 livros, além de ser palestrante, conselheiro de empresas e ONGs e consultor de organismos internacionais.

O Distrito Federal foi um dos primeiros entes da federação a implementar a política de governança pública e compliance, publicada no Diário Oficial logo no início da gestão do atual governo (confira aqui). Por isso, os participantes do “Café com Governança e Compliance” farão uma breve análise sobre as transformações da administração pública e os avanços aguardados para o futuro.

Para a subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, Joyce de Oliveira, “a live é um espaço democrático para falar sobre temas que muitas vezes ficam restritos a profissionais que atuam na área”. Ela destaca a importância de deixar a sociedade consciente de que os mecanismos de governança são reais e aplicados. “No fim das contas, a governança gera resultado na entrega que a administração pública faz à sociedade”, complementa.

Serão discutidos na live os impactos da implementação da governança, que cuida diretamente de transformações nos processos da administração pública, programas estratégicos e de integridade, o monitoramento da performance e na gestão de riscos. “A governança tem essa conotação norteadora, que aponta para um caminho a ser seguido para garantir a efetividade nas entregas da gestão e constante melhoria no desenvolvimento institucional do órgão. É um caminho de transformação, que exige de toda a administração pública a reflexão sobre o que precisa ser melhorado junto as ações estratégicas que garantam além da integridade a construção de boas práticas de governança”, complementa a coordenadora de Governança, Grice Araújo.

Vice-diretora da Escola de Governo, Juliana Tolentino destacou a importância do evento e complementou afirmando que “a Escola de Governo é uma entusiasta de projetos como este, é muito gratificante apoiar e fazer parte dessa iniciativa”.

SERVIÇO

Live “Café com Governança e Compliance”

Tema: “Governança pública: avanços e perspectivas para o GDF”

Data: 23/09/2020

Horário: 15h

Transmissão: Youtube da CGDF – https://bit.ly/2YdHEjY

Participantes:

Joyce Chagas de Oliveira – Subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF

Convidado:

Humberto Falcão Martins é doutor em Administração pela FGV e professor de dedicação exclusiva da Fundação Dom Cabral na área de gestão pública. É autor de mais de 130 publicações, incluindo 20 livros, além de ser palestrante, conselheiro de empresas e ONGs e consultor de organismos internacionais.

Mediação – Grice Araújo – Coordenadora de Governança da CGDF