21/09/2020 às 09:39, atualizado em 22/09/2020 às 14:52

Novo trecho será interditado na ESPM

Bloqueio vai durar cerca de 9 meses. Dois viadutos estão sendo construídos

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

(Atualizado: 19h de 22/9) Mais uma etapa para erguer os dois viadutos na Estrada Setor Policial Militar (ESPM). Em função da escavação para a faixa exclusiva do transporte público, novo trecho da via ficará interditado de 23 de setembro até maio de 2021.

Dessa forma, quem trafega em direção aos eixinhos, L2 e L4 Sul, eixão e aeroporto deverá passar obrigatoriamente pela alça de aproximadamente 200 metros de extensão, que foi construída logo após o quartel do Corpo de Bombeiros.

No sentido contrário, em direção à W3 e ao cemitério Campo da Esperança, o fluxo de veículos segue normalmente, sem qualquer alteração.

A reforma da ESPM é mais uma importante etapa do chamado Corredor Eixo Oeste. A obra, dividida em duas partes por questões de logística e segurança, começou pelo trecho localizado entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar até o Terminal da Asa Sul (TAS).

Além da construção de dois novos viadutos, o contrato com a empresa Concrepoxi Engenharia, no valor de R$ 7.667.020,57, prevê serviços de drenagem e pavimentação, além da construção de dois viadutos.

“Assim como já ocorre na EPTG, o pavimento para circulação dos ônibus será todo em concreto, comprovadamente mais durável que o asfalto. Além disso, os novos viadutos irão desafogar o trânsito na região, minimizando os engarrafamentos e os transtornos enfrentados diariamente pelos motoristas que trafegam pela região, especialmente nos horários de pico”, explica o secretário de obras do GDF, Luciano Carvalho.

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A primeira etapa da revitalização da ESPM consiste na construção de dois viadutos. O primeiro, no projeto identificado como Viaduto 62, será construído na alça de acesso da ESPM ao Eixo W, conhecido como “eixinho de cima”. Ele terá 8 metros de altura, 33 metros de comprimento e 19 metros de largura. Já o viaduto 63, localizado na alça de acesso ao ERL, sentido L4, terá 29 metros de comprimento, 15 metros de largura e altura aproximada de 8 metros.

A segunda etapa prevê a readequação do sistema viário no trecho situado entre a interseção ESPM/Epig e o viaduto da W3 Sul. “Serão executados serviços de pavimentação, tanto pavimento flexível como rígido, implantação de novas redes de drenagem e paisagismo, com calçadas e ciclovias”, detalha Ery Brandi, subsecretária de projetos, orçamento e planejamento de obras.

Corredor Eixo Norte

Com 38,7 quilômetros de extensão, prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Hélio Prates, a Epig e a Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), que leva ao Terminal da Asa Sul.

O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto. As obras serão feitas por trechos já que é inviável fazer intervenções de uma no trânsito. Além da revitalização da Avenida Hélio Prates, o corredor contempla diversas outras obras, tais como a construção de viadutos e do túnel de Taguatinga.

* Com informações da Secretaria de Obras