25/09/2020 às 12:53, atualizado em 26/09/2020 às 10:06

DF é destaque em ranking de competitividade

Segurança pública, principal pilar da análise, situa o DF na terceira posição da pesquisa nacional

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Fotos: Divulgação/SSP

Criado pelo Centro de Liderança Política (CPL) para auxiliar gestores públicos, o Ranking de Competitividade dos Estados traz uma boa notícia em sua edição de 2020, lançada na última semana: o Distrito Federal é a terceira unidade da federação com melhores resultados, atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina – primeiro e segundos, respectivamente.

De acordo com a pesquisa, a área da segurança é a que com mais exatidão expressa o funcionamento das instituições do Estado, uma vez que a preservação dos direitos individuais e a construção da ordem são fundamentais para o bem-estar social. Esse pilar recebe o maior peso – 13,8%  – entre os demais nove temas, que são educação, solidez fiscal, infraestrutura, capital humano, inovação, sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública, inovação, sustentabilidade social e potencial de mercado.


[Olho texto=”“Acredito que, ano que vem, nossa posição possa ser ainda melhor, pois continuamos firmes em políticas de redução da criminalidade. Toda a sociedade do DF ganha com isso”” assinatura=”Anderson Torres, secretário de Segurança Pública” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A segurança pública é fundamental para a estabilidade interna e tem impacto importante em todos os setores”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres. “Os dados mensuram a quantidade de homicídios e crimes contra o patrimônio de 2019, ano em que superamos a meta estipulada e fechamos com redução de praticamente todos os crimes. Com isso, saltamos da sexta para a terceira posição no quesito segurança. Acredito que, ano que vem, nossa posição possa ser ainda melhor, pois continuamos firmes em políticas de redução da criminalidade. Toda a sociedade do DF ganha com isso.”

Torres destaca que dois indicadores do quesito segurança pública – segurança pessoal, relacionado aos crimes contra a vida, e segurança patrimonial, que diz respeito a todos os crimes contra o patrimônio – são objetivos diretos das ações da atual gestão da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Há quase dois meses, uma ação específica para reduzir homicídios tem sido coordenada pela pasta, a Operação Quinto Mandamento. Com foco na redução de crimes contra a vida, esse trabalho tem caráter permanente e reúne representantes das forças de segurança – polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – e outros órgãos do Governo do Distrito Federal, como a Secretaria DF Legal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF). Somente no último final de semana, foram realizadas mais de 600 abordagens pessoais, trabalho primordial para identificação de pessoas com mandados de prisão em aberto ou foragidas.

Destaque nacional

O Ranking de Competitividade dos Estados não é o primeiro estudo em que o Distrito Federal se sobressai na área da segurança pública.  Outro levantamento divulgado em setembro pelo Monitor da Violência – parceria do portal G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública – revela que o DF possui o menor número de homicídios de mulheres no país. Os dados avaliados são referentes aos primeiros semestres de 2019 e 2020. A taxa atingida foi de 0,6 a cada 100 mil mulheres. Em igual período, o Brasil teve aumento de 2% no número de mulheres assassinadas.

“Investimos em tecnologia, como a expansão das câmeras de videomonitoramento, e seguimos trabalhando de forma integrada, com planejamento estratégico embasado em análises criminais técnicas, o que reflete diretamente na redução dos índices criminais do DF”, explica o secretário de Segurança Pública. “Fico extremamente satisfeito em podermos prestar um serviço de qualidade à população”, finaliza Torres.

* Com informações da SSP