26/09/2020 às 20:43, atualizado em 27/09/2020 às 13:04

Reparo no viaduto

Equipe esteve no local neste sábado (26) para fixar placas de aço onde estrutura foi danificada

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Cerca de 15 servidores do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER-DF), recuperaram, neste sábado (26), a estrutura inferior do viaduto de acesso à ponte Costa e Silva. Os reparos foram necessários, após um veículo com altura, superior aos 4,5 metros permitidos para o local, ter esbarrado na parte de baixo do elevado na última quarta-feira (23), provocando danos superficiais.
As seis fendas foram fechadas com chapas metálicas parafusadas à laje, juntamente com argamassa. “Com os reparos, a normalidade foi estabelecida no local”, garante Cristiano Cavalcante, superintendente de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Funcionários do DER fixaram placas de aço na parte inferior do Viaduto Costa e Silva. Estrutura não corre risco | Fotos: Acácio Pinheiro

“Rapidamente acionamos nossa equipe e, junto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, constatamos que não havia nenhum risco à estrutura, mas nos comprometemos a fechar o buraco, para evitar que pedaços de ferro e concreto caiam nos carros”, diz o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur. “Foi uma ação rápida do governo e órgãos envolvidos; agora não tem mais perigo algum”, tranquiliza o gestor.

Frequentemente os viadutos do Distrito Federal são vítimas desse tipo de imprudência, mesmo com as placas de sinalização presentes. Segundo o DER, a maioria dos casos envolve motoristas de outras cidades, que desconhecem ou não estão familiarizados com as sinalizações da cidade. Mas pesa também a falta de consciência dos motoristas. “Na verdade, qualquer um está sujeito a esse tipo de acidente, causados por falta de consciência dos motoristas”, lamenta Cavalcante. “Excessos de peso e altura sempre são um problema”, diz.
O motorista foi identificado pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPR) e será devidamente autuado, arcando com as responsabilidades.