26/09/2020 às 18:05, atualizado em 26/09/2020 às 19:30

Rua 8 de Vicente Pires quase toda asfaltada

Governador, vice e secretários foram até a via, que está 90% pronta

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

O governador Ibaneis Rocha foi conferir, de perto, a movimentação de máquinas e homens na manhã deste sábado (26), em Vicente Pires. O endereço foi a Rua 8 – que tem 5,3 km de extensão e já conta com 3 km de pavimentação prontos –, uma das principais vias da região administrativa.

Assista ao vídeo:

Desde maio de 2019, moradores e comerciantes convivem com as obras de construção de redes de drenagem, lagoas de contenção, meios-fios e asfaltamento feitas pelo GDF. A realidade de Vicente Pires hoje é bem diferente. “Estamos acelerando as obras aqui exatamente porque está se aproximando o período das chuvas e queremos evitar o máximo de transtorno possível para a população”, comentou o chefe do Executivo.

Acompanhado do vice-governador Paco Britto, dos secretários de Governo (José Humberto) e de Obras (Luciano Carvalho), e do diretor de Urbanização da Novacap (Sérgio Lemos), o governador subiu a pé o longo trecho da pista que  será entregue em breve à população. De acordo com levantamento da Novacap, são 3km de pavimentação prontos e 1,8 km em execução. Servidores da Companhia trabalhavam na colocação da manta asfáltica nessa extensão de 1,8 km da Rua 8.

Governador e secretários visitam a Rua 8 que está quase pronta | Fotos: Renato Alves

“O que os olhos não veem o coração não sente, por isso o governador Ibaneis fez questão de vir, pessoalmente, ver a qualidade das obras e a satisfação da comunidade”, destacou o secretário de Governo, José Humberto. Agora faltarão apenas 600 metros para ligar a ampla via até a Rua 3, outro importante acesso de Vicente Pires.

Em alguns trechos era possível ver uma malha de piche cobrindo a terra compactada. A previsão é que o assalto cubra a área nos próximos dias. “Vamos fazer a entrega que a cidade merece, a Rua 8 é muito importante para a população e está parada há muito tempo. Estamos nos esforçando para entregá-la o mais rápido possível para a população”, explicou o secretário de Obras e Infraestrutura do GDF, Luciano Carvalho.

Há 30 anos vivendo na Rua 8, o comerciante Paulo de Tarso Silva estava exultante com o movimento das obras na manhã deste sábado. Segundo o morador, a rotina da população era um caos na cidade em tempo de chuva e de seca. Mas acredita que agora as coisas estão melhorando de verdade para todos.

“Está ficando ótimo, antes a gente vivia na poeira ou na lama. Poeira na seca e barro na chuva”, recordou. “Mas o governo está de parabéns com o trabalho que está desenvolvendo em Vicente Pires, é um privilégio para nós”, elogiou. “Estávamos nos sentindo abandonados pelo poder público, mas o governador Ibaneis é um homem sensível, tanto que veio aqui nos ouvir, vai cuidar muito bem da nossa feira”, elogiou.