27/09/2020 às 19:35, atualizado em 27/09/2020 às 19:36

Turismo no DF é destaque na Abav Collab

Evento on-line da Associação Brasileira de Agentes de Viagens reúne mais de 150 expositores de toda cadeia turística

Por Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

As opções turísticas oferecidas por Brasília estão expostas no stand virtual organizado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF)  dentro do Abav Collab, evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens que marca a retomada dos negócios do segmento no Brasil.

A programação teve início neste domingo (27), Dia Mundial do Turismo, e traz dinâmicas virtuais, promovendo novos olhares sobre as formas de fazer o turismo por meio de capacitações, geração de negócios e relacionamento entre os players da cadeia turística.

Durante o evento, que vai até o próximo dia 2 de outubro, diversos recursos permitirão o diálogo entre os profissionais do turismo de todo o mundo, possibilitando a projeção das marcas em ampla escala. O evento terá ainda uma versão virtual da Black Friday de Viagens, com vendas diretas ao público final através de agências de viagens associadas à ABAV. Ao todo, serão mais de 150 expositores e mais de 150 palestras, dentro do site www.abavcollab.com.br<http://www.abavcollab.com.br/>, de forma gratuita.

No stand virtual reservado para Brasília, estarão expostos vídeos, ações e produtos que colocam a capital federal como destino único, como explica a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Nossos visitantes poderão conhecer mais sobre Brasília como destino cívico pedagógico, cidade criativa do design, além de destino privilegiado do turismo rural, ecológico e religioso”, afirma.

Estarão à disposição dos internautas as sete rotas estruturadas pela Setur-DF que podem ser acessadas de forma virtual, além de detalhes sobre os projetos realizados durante a pandemia no momento em que as viagens estavam interrompidas, como as Live Tours, a Troca da Bandeira, as rotas ciclísticas guiadas e as belezas arquitetônicas. “Mostramos todos os olhares da nossa capital, de modo que, mesmo de longe, pudéssemos estar perto das pessoas. Agora, o momento é de receber de volta, de braços abertos, esse turista tão importante para Brasília”, aponta Vanessa Mendonça.

Retomada
Na abertura do Abav Collab, a presidente da associação, Magda Nassar, lembrou as dificuldades do setor de turismo durante a pandemia de Covid-19. “Quando estávamos desenhando como seria o Abav Collab, percebemos a oportunidade de colocar em prática elementos como união e colaboração e assim foi nascendo esse evento híbrido com a participação de todos do turismo. Não podemos esquecer de como chegamos até aqui. Vamos resistir como uma poderosa indústria que vai ajudar o Brasil a se reerguer”, completou.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, mencionou os mais de US$ 2,5 trilhões de prejuízo para o segmento em todo o mundo e afirmou que o momento, agora, é de olhar para o futuro e pensar na retomada. “Fomos surpreendidos por um cenário inédito, uma pandemia sem precedente trouxe enormes perdas para a economia mundial e no turismo estas perdas foram ainda maiores” afirmou. “Não estou aqui para olhar no retrovisor e sim olhar para o que se apresenta, acredito que pensar de todo este cenário, o pior já passou. E podemos, na feira de Turismo mais importante do Brasil, iniciar um novo capítulo no nosso setor”, destacou.

A secretária Vanessa Mendonça destacou todos os preparativos do Distrito Federal para a retomada do setor e afirmou que o momento é de otimismo. “Estamos com todos os protocolos atestados, um calendário de retomada de eventos bem organizado e com a economia em tendência de aquecimento. Tenho certeza que o turismo, que emprega um em cada cinco pessoas no mundo, terá papel crucial na retomada econômica do DF e será ferramenta de inclusão social com a geração de empregos e renda para a população”, disse.

*Com informações da Secretaria de Turismo