28/9/20 19:32
Atualizado em 29/9/20 às 12:45

A população fala, o GDF ouve

Ouvidoria do DF completa quatro anos e se consolida como canal de serviços e diálogo dos cidadãos com o Governo do Distrito Federal

Arte: Divulgação/OUV-DF

O Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal (OUV-DF) completa quatro anos de sua implementação. Lançado em setembro de 2016, o OUV-DF permite, de forma fácil e rápida, que os cidadãos se manifestem e acompanhem suas demandas. Desde que foi implementado, o Sistema recebeu mais de 800 mil manifestações.

O OUV-DF é um dos sistemas utilizados pela Rede de Ouvidoria do Governo do Distrito Federal. Por meio dele, o cidadão pode fazer reclamações, denúncias, elogios, solicitações de serviços e sugestões. Em tempos de pandemia, os cidadãos utilizaram o OUV-DF para reclamar, por exemplo, de estabelecimentos que não cumpriam as regras de higiene e isolamento, o que auxiliou o GDF a cumprir a fiscalização. Somente em 2020, foram mais de 2 milhões de acessos à página e 19.475 manifestações relacionadas à Covid-19 (até 24 de setembro de 2020).

O OUV-DF veio para revolucionar o serviço de ouvidoria e empoderar o cidadão do Distrito FederalJosé dos Reis de Oliveira, Ouvidor-Geral do DF

Além de ser utilizado pelos cidadãos de forma virtual (www.ouv.df.gov.br), o sistema também auxilia os atendentes da Central de Atendimento 162 e é usado pelas ouvidorias dos órgãos do DF como uma ferramenta de gestão. Por meio do OUV-DF, os gestores são auxiliados na tomada de decisão e na construção de políticas públicas, pois ele gera dados estatísticos e relatórios gerenciais que são extremamente relevantes na hora de traçar estratégias para o Distrito Federal.

800 mil manifestações já foram recebidas pela ouvidoria do DF desde que foi implementada

“O OUV-DF veio para revolucionar o serviço de ouvidoria e empoderar o cidadão do Distrito Federal. Ele é o maior canal de serviços e diálogo do cidadão com o Governo do Distrito Federal. Além de ser uma excelente ferramenta de gestão que auxilia os gestores dos órgãos e entidades na tomada de decisão, o OUV-DF é uma ferramenta efetiva de transparência, participação e controle social”, destaca o Ouvidor-Geral do DF, José dos Reis de Oliveira.

Os dados extraídos do Sistema OUV-DF permitem, por exemplo, que o Governo direcione melhor seus recursos para áreas que estão recebendo mais reclamações. “O contato direto com o cidadão é fundamental para a construção de uma cidade melhor e eu diria que o OUV-DF conecta o cidadão ao GDF”, afirma o Controlador-Geral do DF, Paulo Martins.

O controlador também explica que o Sistema é capaz de mensurar o índice de resolutividade. Ou seja, a cada manifestação aberta, o próprio cidadão é convidado, ao final, a dizer se sua questão foi ou não resolvida: “É um processo não-obrigatório, mas que em geral é muito utilizado pelos usuários do Sistema. Os órgãos, por sua vez, são acompanhados e cobrados pelo GDF pare melhorarem a cada dia seu nível de resolutividade e, por consequência, seu atendimento ao cidadão”, explica o Controlador-Geral do DF, Paulo Martins.

*Com informações da Controladoria-Geral do DF