30/09/2020 às 11:46, atualizado em 06/10/2020 às 19:40

Mais de 80 paradas de ônibus limpas

Candangolândia, Sobradinho, Gama, Varjão, Águas Claras e Park Way recebem força-tarefa

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Ação contempla os pontos de ônibus: foco no coronavírus e na proximidade das chuvas | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Em tempos de Covid-19 e das chuvas previstas para outubro – período em que aumentam os focos da dengue –, a lavagem e a sanitização das paradas de ônibus têm se intensificado nas ações do GDF Presente em várias regiões administrativas (RAs) do DF.

Em Sobradinho, os pontos de embarque e desembarque passaram por uma faxina geral. Foram 50 paradas limpas dentro da cidade. Desde segunda-feira (28), o foco tem sido a BR-020, a partir do trecho que margeia o condomínio Império dos Nobres. Nove paradas foram higienizadas na estrada.

Também em frente ao Hospital Regional de Sobradinho (HRS) e no Centro de Ensino Infantil 1, os pontos de ônibus receberam ação completa das equipes do Polo Norte do GDF Presente. O trabalho é executado por servidores da administração local e reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão ligado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

“É uma ação a que as pessoas agradecem muito quando a gente passa”, destaca o coordenador do polo, Ronaldo Alves. Trabalho não falta, explica ele, pois o material acumulado é muito.  “No teto das paradas, por exemplo, tem muita sujeira. Já encontramos mochilas e até mesmo uma faca em Sobradinho”. Todo esse lixo é recolhido e transportado nos caminhões da Novacap.  O próximo destino é a área rural da cidade, informa o diretor de obras da Administração de Sobradinho, André Araújo.

Candangolândia

Pontos de encontro comunitários (PECs) também são alvo da higienização

Na Candangolândia, as 15 paradas de ônibus e os sete pontos de Encontro Comunitários (PECs) também já foram contemplados com a força-tarefa do GDF Presente no final de agosto. Na próxima semana, as equipes do Polo Central Adjacente 2 retornam à cidade com mais trabalho.

“Procuramos manter tanto as paradas quanto os PECs sempre limpos”, explica o administrador da Candangolândia, José Luiz Rodrigues. Conhecido na comunidade como Zela, ele observa que a população local está colaborando: “Quando as equipes do programa chegam, a gente reforça o serviço. Se o passageiro vê que está limpinho, ele ajuda a cuidar, evita jogar lixo”.

Park Way

No Park Way, os pontos de ônibus das quadras 3, 5, 25, 26 e 28, próximas ao Núcleo Bandeirante, tiveram concluídos os serviços de higienização na sexta-feira (25), bem como o PEC em frente à feirinha da cidade.

Águas Claras

Águas Claras: limpeza geral em pontos de embarque e desembarque das avenidas principais

Em Águas Claras, a ação englobou 20 paradas de ônibus nas avenidas Castanheiras, Araucárias, Vereda da Cruz e Pau Brasil. Outras cinco, na Avenida Copaíba, recebem o trabalho a partir desta quinta-feira (1º/10). Além dos servidores da administração local, reeducandos da Funap também participam dessa força-tarefa.

Varjão

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 16, no Varjão, foi contemplada recentemente com vários trabalhos do GDF Presente. A área verde foi reformada, recebendo serviços de poda alta e baixa e retirada de 15 toneladas de entulho, trazendo mais segurança ao local. O estacionamento começou a ser recapeado e as vagas, ampliadas. Essas ações foram executadas por servidores da diretoria de urbanização da Novacap, da administração local e do Polo Central Adjacente 1.

Gama

No Gama, a limpeza de boca de lobos segue a todo vapor. A administração da cidade contabiliza, até o momento, 206 bueiros recuperados nos setores Sul, Central, Oeste e Norte. Cerca de 3 toneladas de lixo são recolhidas, semanalmente, na cidade.

[Numeralha titulo_grande=”3 toneladas ” texto=”Quantidade de lixo recolhida, semanalmente, no Gama” esquerda_direita_centro=”centro”]