30/09/2020 às 16:45, atualizado em 30/09/2020 às 17:00

Prorrogado prazo para doações da campanha Vem Brincar Comigo

Semana que antecede o Dia das Crianças contará, entre 5 e 9 de outubro, com atividades que serão transmitidas pelo YouTube da Secretaria de Economia

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Nesta quarta, o Palácio do Buriti serviu como ponto de arrecadação drive-thru. A sociedade civil pode deixar suas contribuições. Pela manhã, o governador Ibaneis Rocha chegou com o porta-malas do carro cheio de brinquedos. O mesmo fez o secretário de Governo, José Humberto Pires. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A campanha Vem Brincar Comigo foi prorrogada. Serão mais sete dias para doar brinquedos e livros em todos os órgãos do Governo do Distrito Federal. As doações serão distribuídas a crianças em situação de vulnerabilidade por todo o Quadradinho. A meta é chegar a 30 mil itens para fazer a alegria de meninos e meninas. Nesta quarta-feira (30), o Palácio do Buriti virou um grande ponto de arrecadação em sistema de drive-thru.

Idealizada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, a campanha é coordenada pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, vinculada à Chefia de Gabinete do Governador. A distribuição das doações será capitaneada pela Defesa Civil, com estratégia que reduza ao máximo o manuseio dos materiais, como forma de prevenção à disseminação de coronavírus. As entregas serão feitas em endereços das zonas de vulnerabilidade.

Nesta quarta, o Palácio do Buriti serviu como ponto de arrecadação drive-thru das doações. Além de receber itens colhidos em órgãos do GDF, a sociedade civil pode deixar suas contribuições. Pela manhã, o próprio governador Ibaneis Rocha chegou com o porta-malas do carro carregado de brinquedos. O mesmo fez o secretário de governo, José Humberto Pires.

Os itens são recolhidos e levados para caminhões da Defesa Civil, responsáveis por liderar a distribuição dos brinquedos e livros. Subsecretário de Defesa Civil do DF, o coronel Alan Araújo conta que o órgão está envolvido desde o início da pandemia. Os brinquedos serão levados para centros de distribuição e entregues porta a porta por integrantes da  Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF).

“Em um momento de pandemia, temos que nos reinventar. O momento é de luta da humanidade, mas o desafio é procurar, mesmo diante da crise, oportunidade de levar alegria. Nossa esperança de um mundo melhor está nas mãos das crianças”, aponta Mayara Noronha Rocha. “Brincadeira de criança, neste governo, é coisa séria. Levamos a sério nossas crianças, que são a sementinha plantada hoje para um futuro próspero”, emenda.

Prorrogação

A prorrogação, até 7 de outubro, vai permitir que mais pessoas tenham a oportunidade de contribuir para a campanha. “Se todo mundo que tem condições doar pelo menos um brinquedo, nenhuma criança no DF careceria de presente nesse Dia das Crianças”, observa a primeira-dama. Para ela, já é possível considerar a campanha um sucesso. “É uma satisfação saber que conseguimos envolver tanto a sociedade civil quanto todos os órgãos de governo.”

Neste ano, a campanha ganhou reforço de participação do Governo Federal. Ministérios da Esplanada estão arrecadando os donativos. Polos de doações também vão continuar nas administrações regionais, nos batalhões da PMDF e do Corpo de Bombeiros, e no Palácio do Buriti.

Chefe da Casa Militar, o coronel Danilo Nunes valoriza a ação como oportunidade de fazer a sociedade melhor. “A campanha vem em um momento de distanciamento social necessário. Precisamos nos empenhar em trazer alegria e alento nesse momento. Estaremos juntos em todas as ações em que podemos trazer melhor condição de vida e facilitar o desenvolvimento das crianças como pessoas de bem, porque temos, como ação prioritária, a segurança preventiva”, afirmou.

Vem Brincar Comigo Digital

A semana que antecede o Dia das Crianças e a entrega das doações também marcam outra etapa da campanha Vem Brincar Comigo: o período entre 5 e 9 de outubro vai reunir as atividades da campanha Vem Brincar Comigo Digital, que contará com atividades de entretenimento voltadas para as crianças e transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Secretaria de Economia.