02/10/2020 às 15:15

Seminário virtual sobre projetos esportivos

Evento destacou a importância da participação popular nas ações

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Representantes de entidades interessadas em participar de projetos esportivos participaram, nesta quinta-feira (1º), do 1° Seminário de Capacitação das Organizações da Sociedade Civil, promoção conjunta da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Esporte (Confae). O evento foi realizado no formato virtual, pela plataforma da SEL no Youtube.

“Por muitas vezes, nas nossas caminhadas, a gente percebia a falta de apoio a projetos e programas sociais que eram feitos por pessoas que dedicavam o seu tempo e amor, mas agora isso mudou: a Secretaria de Esporte está apoiando vocês”, destacou a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, na abertura do seminário.

Integrante do Confae, Carla Ribeiro Testa falou sobre o funcionamento do Fundo de Apoio ao Esporte (FAE) e assegurou: “Vamos contribuir para transformar Brasília em uma referência no esporte e no lazer com ações integradas”.

Ações integradas

Um panorama sobre critérios e requisitos para participação nos editais a serem lançados pela SEL foi apresentado pelo subsecretário de Administração Geral da SEL, Clemilton Oliveira Rodrigues Júnior.  “Estamos ensinando o passo a passo de como as instituições presentes podem garantir investimento do fundo para desenvolver suas atividades sociais esportivas”, disse. Ele explicou como preencher a ficha de inscrição, apresentar a proposta e o plano de trabalho e, por fim, a prestação de contas.

Outro tema apresentado durante o seminário foi a celebração de parcerias. “É muito importante que o plano de trabalho esteja bem-fundamentado”, explicou a gestora de políticas públicas e gestão governamental da SEL, Cinthia Nunes.

Analista desse mesmo setor da secretaria, Marcelo Borba encerrou o evento destacando a abertura do GDF para a participação da população em seus projetos. “Agora é permitido que a comunidade participe das políticas públicas, podendo utilizar os recursos públicos para vocês mesmos executarem nas suas comunidades”, valorizou.

*Com informações da SEL