08/10/2020 às 21:14, atualizado em 08/10/2020 às 21:33

Caps II do Gama ganha reforço para sair do papel

Unidade deverá atender mais de 290 mil habitantes, além de usuários do Entorno, e já conta com orçamento

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A instalação de um Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) no Gama já tem recursos previstos de R$ 1,3 milhão para serem repassados pelo Ministério da Saúde, R$ 478 mil da Lei Orçamentária Anual e hoje (8) ganhou um reforço especial para que saia do papel. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e a secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha se reuniram para discutir o projeto e visitaram o local da obra.

O Caps II do Gama será construído em uma área de 608 metros quadrados na saída do Gama (SNO Q 2 – Ponte Alta Norte), próximo ao Detran. O Centro irá atender a uma população estimada de 290 mil habitantes, além dos usuários da região do Entorno. De acordo com o levantamento da Superintendência da Região de Saúde Sul, hoje, 12% da população necessita de atendimento na saúde mental e 3% já sofre com algum tipo de transtorno.

A secretária Mayara Noronha reforça que “a saúde mental é uma área fundamental para o Estado se desenvolver. É uma área sensível e necessária, pois nem todo mundo tem condições de pagar um tratamento”. Ela lembrou que “este é um momento difícil para toda a sociedade e precisamos ampliar esses atendimentos na rede pública. É um campo repleto de desafios, mas que pode ser muito melhorado. Por isso, temos que unir esforços para proporcionar o acesso à população”.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, alertou para o fato de que os transtornos mentais como, ansiedade, crises de pânico e depressão se agravem após a pandemia. “Todos os Caps possuem equipes multidisciplinares preparadas para atender as pessoas que necessitam de acompanhamento, principalmente depois da pandemia, que está desestabilizando emocionalmente muitas pessoas”, acrescentou o secretário.

[Olho texto=”Este é um momento difícil para toda a sociedade e precisamos ampliar esses atendimentos na rede pública” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social do DF” esquerda_direita_centro=””]

Segundo o superintendente da Região de Saúde Sul, Lucimir Pessoa, o resgate da humanidade e a devolução da dignidade após o tratamento são os principais ganhos para a sociedade em geral, pois uma pessoa com graves transtornos mentais causa problemas em toda a família e se torna um fardo para a sociedade.

Demanda por atendimento

Luciana Caixeta Mendes, psicóloga e diretora de Atenção à Saúde da Região Sul conta que a instalação da unidade atende a uma reivindicação antiga da população do Gama. “O Caps II do Gama será voltado para os transtornos psicológicos, que precisam de um atendimento mais acolhedor”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os Centros de Atenção Psicossocial II são unidades que integram a Rede de Atenção Psicossocial do DF. É um serviço de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar. Realiza atendimento de adultos acima de 18 anos em sofrimento psíquico e/ou transtorno mental grave e persistente seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

*Com informações da Secretaria de Saúde