09/10/2020 às 18:49

UBS 2 do Gama retoma preventivos de câncer de mama e do colo do útero

Expectativa é atender mais de 200 mulheres durante o mês

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

| Foto: Divulgação

A Unidade Básica de Saúde 2 do Gama (UBS) retomou os atendimentos de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, suspensos desde o início da pandemia. O retorno dos serviços integra as atividades da campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo de intensificar ações de combate ao câncer de mama.

As pacientes entre 50 a 69 anos que necessitam de exames de mamografia são encaminhadas pela equipe da UBS para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Já o exame preventivo é feito para o rastreamento do câncer do colo de útero, voltado às mulheres de 25 a 64 anos.

Para informar a população sobre a reabertura dos serviços na UBS 2 do Gama, agentes comunitários de saúde da unidade farão uma busca ativa nas residências de pacientes da região durante todo o mês.

“Iremos para o território fazer as orientações e na quinta-feira já estaremos marcando e fazendo os atendimentos. A recomendação é que elas procurem a equipe responsável na UBS para marcar a consulta e receber as orientações para os exames de mamografia”, afirmou o gerente de Serviços de Atenção Primária da UBS 2 do Gama, Paulo Henrique Dias.

A expectativa é atender, em outubro, aproximadamente 15 pacientes por dia, com o intuito de aumentar a cobertura de coleta de preventivos na Região de Saúde Sul, onde fica o Gama. “Os serviços serão prestados todos os dias de atendimento da unidade. Além disso, a expectativa é que sejam encaminhadas, só nesse mês, 150 mamografias”, destacou o gerente.

A previsão é que mais de 200 mulheres sejam atendidas durante o mês de outubro, todas elas previamente avisadas da ação.

Segurança

Para fazer os atendimentos, todas as medidas de segurança contra a Covid-19 estão sendo tomadas, conforme os protocolos vigentes. Para entrar na unidade é necessário o uso de máscaras e em toda paciente será feita uma triagem, com aferição de temperatura e pressão arterial.

Área de cobertura

As equipes de Estratégia de Saúde da Família da UBS 2 do Gama atendem os moradores das quadras ímpares do Setor Sul do Gama e das quadras 32, 34 e 36 do Setor Leste. A população estimada de abrangência é de 20 mil habitantes, que são atendidos por cinco equipes de Saúde da Família.

As consultas serão marcadas por horário para evitar aglomeração na UBS. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos sábados, das 7h às 12h.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Fila para mamografia zerada

A secretaria de Saúde zerou a fila de espera para exames de mamografia no Distrito Federal. Antes da pandemia, a rede ofertava em torno de 3 mil vagas do exame por mês. Esse número, por causa da pandemia, caiu para pouco mais de 1 mil procedimentos mensais. Entre janeiro e junho deste ano, foram feitas 7.132 mamografias, uma média de 1,1 mil procedimentos por mês.

O exame é regulado pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Com o pedido em mãos, as pacientes devem procurar a UBS mais próxima da residência, agendar consulta com a equipe de Saúde da Família para serem reguladas e terem o procedimento agendado.

*Com informações da Secretaria de Saúde