10/10/2020 às 21:33, atualizado em 10/10/2020 às 22:44

Hmib promove campanha do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

Equipe de especialistas divulgou o tema deste ano, “Meu Cuidado. Meu Conforto”

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Equipe de especialistas percorreu todas as alas do hospital para promover a campanha de conscientização | Foto: Agência Saúde

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) também está empenhado em melhorar o atendimento a pacientes que precisam de cuidados especiais. Em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado hoje (sábado, 10), uma equipe de profissionais especializados percorreu todas as alas do hospital para promover a campanha de conscientização sobre o tema, que neste ano adotou o lema “Meu Cuidado. Meu Conforto”.

“Queremos mostrar que o paciente e sua família têm direito e acesso ao conforto e acolhimento durante a doença”, explicou o coordenador do grupo de Cuidados Paliativos Pediátricos e Perinatais do Hmib, Neulânio Francisco de Oliveira.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O coordenador acredita que há um momento positivo de crescimento do cuidado paliativo no Distrito Federal. “Somente no Hmib, no grupo de cuidados paliativos perinatais, tem uma média de até oito atendimentos por mês de gestantes, seus bebês intraútero e a sua família. Já no grupo pediátrico, acompanhamos mensalmente de 11 a 15 pacientes internados ou que receberam alta e estão em acompanhamento domiciliar”, informa.

A iniciativa foi elogiada pelo secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, que viu de perto o trabalho do grupo durante a visita que fez ao Hmib.

O secretário ressaltou que é preciso divulgar cada vez mais os direitos desses pacientes, uma vez que 40 milhões de pessoas em todo o mundo precisam ter acesso ao cuidado paliativo para ter mais qualidade de vida, mas apenas um terço dessa população tem acesso ao serviço.

É importante ressaltar que esse cuidado não se restringe a cuidados de fim de vida e limitações de suporte, mas sim a uma abordagem mais ampla de controle de sintomas, apoio familiar ao paciente e definição de plano terapêutico individualizado. O  objetivo é oferecer o melhor cuidado ao paciente, independentemente do estágio da doença que o acomete.

Tema

O tema “Meu Cuidado. Meu Conforto” foi divulgado neste ano pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental que se concentra no desenvolvimento dos cuidados paliativos no mundo.

O objetivo é chamar atenção para todas as pessoas que foram afetadas por uma doença que limita a vida, seja pessoalmente ou por meio do apoio a um ente querido.

* Com informações da Secretaria de Saúde