11/10/2020 às 10:38, atualizado em 12/10/2020 às 21:33

Guia turístico para a garotada

Ação integra as comemorações do Outubro Criativo, cuja programação para o mês inclui o lançamento da Rota do Grafitti, exposições e lives de debate

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Nova Nicolândia é um dos pontos marcados pelo guia de atrações mirins no DF | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Um dos principais atrativos turísticos para as crianças voltou a funcionar neste fim de semana e a Secretaria de Turismo (Setur) aproveitou a ocasião na Nova Nicolândia, no Parque da Cidade, para lançar o primeiro roteiro destinado ao público infantil, A Rota da Diversão. Além de reunir os principais pontos em que a brincadeira é garantida, o guia traz jogos e ilustrações do artista plástico Ralfe Braga para as crianças se divertirem colorindo Brasília. Com isso, a garotada ganhou um presente especial para o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro.

Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, entrega o guia da Rota da Diversão em comemoração ao Dia das Crianças. | Foto: Divulgação/Setur

O lançamento foi durante a reabertura das atividades da Nova Nicolândia, um dos pontos do guia listados dentro do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. De acordo com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a escolha do local se deu pelo simbolismo da área no imaginário dos brasilienses.

“Esse patrimônio mexe com o afetivo de todos nós. Estamos em um parque que traz a memória, a lembrança de milhares de pessoas que escolheram Brasília para viver e que, agora, trazem seus filhos aqui neste local lúdico”, ressaltou.

A Rota da Diversão apresenta um mapeamento de atrativos que são visita obrigatória para turistas e moradores do DF, como Planetário, Jardim Botânico, Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), Espaço Lucio Costa e Parque Olhos d ‘Água, entre outros. Assim, as atrações turísticas ficam organizadas de forma clara, facilitando o acesso às informações.

A rota está disponível para download no site da Secretaria de Turismo e já está mapeada no Google Maps, possibilitando o tour virtual. Em breve, os centros de atendimento ao turista também contarão com exemplares impressos do guia.

[Olho texto=”“Essa é a primeira rota para turismo infantil de Brasília, que certamente despertará a curiosidade das crianças em descobrir o leque de maravilhas para mexer com a imaginação que só essa cidade oferece”” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Essa é a primeira rota para turismo infantil de Brasília, que certamente despertará a curiosidade das crianças em descobrir o leque de maravilhas para mexer com a imaginação que só essa cidade oferece”, afirmou a titular da pasta.  

Na avaliação do artista plástico Ralfe Braga, amapaense que escolheu a capital como lar, a Rota da Diversão é uma forma de ampliar a experiência dos pequenos que estão descobrindo as maravilhas da cidade. “Foi com muita alegria que recebi o convite para participar do projeto. É muito bom ver crianças interagindo com a Coleção Brasília e, também, podendo expressar o seu talento, brincando e se divertindo com arte”, ponderou.

Rota do Grafitti

Criada com a colaboração de Daniel Toys e de Mikael Guedes, a Rota do Grafitti vai ser lançada no dia 19, na Galeria dos Estados. O guia oferece uma galeria virtual colaborativa para nortear os turistas sobre os pontos de intervenção urbana de mais reconhecimento na cidade. Entre os atrativos listados estão as artes da 112 Sul, do Espaço Cultural Renato Russo e das passagens subterrâneas do Eixão, na altura da 103 Sul.

Outubro Criativo

As ações fazem parte do Outubro Criativo, conjunto de ações promovidas pela Setur-DF para comemorar os três anos do título de Brasília como cidade criativa do design concebido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A iniciativa também promove discussões sobre economia criativa e arte de rua da capital.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Na programação, além dos lançamentos das rotas segmentadas que ampliam as experiências de quem quer conhecer a cidade, estão previstas ações como a Prosa Criativa, uma série de lives que vão debater temas como turismo alternativo, moda, arte e a influência desses setores no segmento turístico. As transmissões serão feitas nos dias 15, 22 e 29 de outubro, pelo canal da pasta no Youtube e no Facebook, sempre às 20h, com a participação de artistas e profissionais do setor criativo.

A Setur também apresentará uma série de vídeos no estilo “faça você mesmo”, com mestres artesãos ensinando a preparar peças, apresentando técnicas de artesanato e falando sobre empreendedorismo. O Outubro Criativo será encerrado com uma mostra organizada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a participação de designers, artistas e arquitetos brasilienses em ambiente virtual e com ações híbridas, tudo em espaços criativos da cidade.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo