12/10/2020 às 13:37

A importância de uma alimentação saudável

Sedes tem programação especial nas redes sociais e vai promover ciclo de lives entre os dias 13 e 16 deste mês para debater o tema

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Os debates incluirão temas fundamentais, como combate ao desperdício de alimentos, incentivo à alimentação saudável na infância e importância da agricultura urbana e montagem de horta. Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) preparou uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta sexta-feira (16). O objetivo é reforçar a importância de manter uma alimentação saudável. Nesse sentido, serão divulgadas estratégias de combate à insegurança alimentar e nutricional, favorecendo o acesso à alimentação saudável, em especial para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Também serão promovidas práticas agroecológicas e sustentáveis para a produção de alimentos.

Além de material exclusivo com dicas de alimentação saudável divulgado nas redes sociais, a Sedes, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, vai promover um ciclo de lives de terça-feira (13) a sexta-feira (16), no canal do Youtube da Sedes, com debates sobre temas fundamentais, como combate ao desperdício de alimentos, incentivo à alimentação saudável na infância, importância da agricultura urbana e montagem de horta.

A secretaria também vai divulgar em suas redes sociais um vídeo que ensina o preparo de uma galinhada com pequi, prato típico do Cerrado, que faz parte do cardápio dos 14 restaurantes comunitários. Para encerrar a programação especial desta semana, na sexta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, e a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Karla Lisboa, vão acompanhar o preparo de um cardápio com frutos típicos da região, feito pelo chef Vinicius Rossignoli, especialista em gastronomia do Cerrado – uma homenagem também ao Dia do Cerrado, comemorado no mês passado.

Dia Mundial da Alimentação

O dia 16 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial da Alimentação para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO – Food and Agriculture Organization), em 1945. A cada ano, um tema é escolhido e, com base nele, diversas atividades vão sendo realizadas em vários países. A primeira comemoração da data ocorreu em 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”. Neste ano, o tema proposto pela FAO é “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos – As nossas ações são o nosso futuro”.

As principais temáticas que serão abordadas nesta semana pela Secretaria de Desenvolvimento Social são:

– Promover a adoção de práticas e hábitos alimentares conscientes, sustentáveis, adequados e saudáveis;
– Informar a população sobre o desperdício dos alimentos e como aproveita-los integralmente;
– Alertar sobre o consumo de alimentos com alto teor de sódio, açúcar e gorduras.
– Sugerir refeições mais saudáveis, utilizando o aproveitamento integral dos alimentos;
– Refletir sobre os hábitos alimentares individuais e as consequências dos benefícios e prejuízos causados à saúde a longo prazo.

Programação

O material será veiculado e ficará disponível no canal do Youtube da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

13/10 – Terça-feira – 15h – Live com a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, a nutricionista Lidiane Pires, e a coordenadora do Mesa Brasil (SESC-DF), Lucimar dos Santos, sobre como evitar desperdício de alimentos e aproveitar de forma integral os produtos. Lidiane Pires é coordenadora do programa Desperdício Zero da Ceasa-DF. O Mesa Brasil foi uma das entidades selecionadas para compor o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea – DF).

14/10 – Quarta-feira – 9h30 – Live com a nutricionista da Secretaria de Saúde do DF Fernanda Monteiro e a nutricionista Priscila Claudino de Almeida sobre importância de incentivar a alimentação saudável na infância. Priscila é autora de uma pesquisa sobre neofobia alimentar, que trata da rejeição alimentar entre as crianças. Fernanda Monteiro foi uma das colaboradoras do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos 2019, do Ministério da Saúde.

15/10 – Quinta-feira – 9h30 – Live com o assessor da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional Daniel Féo Castro de Araújo e o agricultor urbano agroecológico Juarez Alves Martins, coordenador do projeto de voluntariado Uma Horta em Cada Porta. No bate-papo, os convidados vão falar sobre os benefícios de produzir o próprio alimento e ensinar o passo a passo para a montagem de uma pequena horta em casa.

16/10 – Sexta-feira – 10h –  Live com a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, e a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Karla Lisboa. Elas vão acompanhar o preparo de um cardápio com frutos típicos do Cerrado, feito pelo chef Vinicius Rossignoli, ex-Masterchef e especialista em gastronomia do Cerrado.

 

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)