14/10/2020 às 20:57, atualizado em 14/10/2020 às 22:20

Escola de Esporte terá nova casa

Projeto passa a ser gratuito para todos e será retomado presencialmente, no próximo ano, agora no Parque da Cidade

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, a partir de março de 2021, será o novo palco do projeto esportivo | Foto: Secretaria de Esporte e Lazer

Atenção, alunos da Escola de Esporte! O programa vai passar por uma grande revitalização nos próximos meses, a fim de atender mais pessoas e com mais qualidade, e voltará a funcionar presencialmente em novo endereço, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, a partir de março de 2021. O estudo para construção de uma piscina está em etapa de conclusão e o edital para contratação da empresa sairá ainda neste ano.

O formato do projeto da Secretaria de Esporte e Lazer também passará por mudanças, em que será realizada uma licitação para contratar a empresa que oferecerá o corpo pedagógico responsável pela ministração das aulas.

As modalidades secas e aquáticas, já oferecidas pelo projeto, continuarão na grade do programa – que, aliás, ganhará mais opções coletivas, como escolinhas de futsal, basquete e voleibol. A ideia é atender pelo menos 4 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, que ocuparão toda a extensão do Parque da Cidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Atualmente, a equipe técnica da pasta do Esporte avalia quais as melhores áreas para o desenvolvimento do projeto. Inclusive da parte aquática, que pode ser desenvolvida tanto no Parque de Exposições como na Piscina de Ondas.

Se antes o projeto se dava em parceria com a Secretaria de Educação, que cedia professores de educação física, agora vai vigorar por meio de contratação de profissionais particulares. “Essa mudança vai gerar economia para o Estado”, explica o subsecretário de Esporte, Lazer e Espaços Esportivos, Flamarion Vidal Araújo.

As taxas de inscrição, pagas semestralmente, previam a isenção de cobrança para alunos da rede pública de ensino, entre outras categorias. De agora em diante vai ser gratuito para todos. “A Escola de Esporte será um modelo de Centro Olímpico adaptado para a grandiosidade do Parque da Cidade”, reforça a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão. Desde o início da pandemia, as turmas presenciais foram substituídas por aulas on-line, o que deve continuar até dezembro.

Saiba mais

A mudança de endereço do projeto Escola de Esporte ocorre porque o Complexo Aquático Claudio Coutinho, onde antes era desenvolvida a iniciativa, faz parte da área hoje administrada pela Arena BSB, que inclui ainda o Ginásio Nilson Nelson e o Estádio Nacional Mané Garrincha.

Essa mudança na administração – da iniciativa pública para a privada – motivou a Secretaria de Esporte e Lazer a levar o projeto para o Parque da Cidade, tendo em vista que o novo espaço se mantém na área central da capital.

* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer