18/10/2020 às 14:21, atualizado em 19/10/2020 às 00:51

Serviço que faz brotar beleza

Novacap trabalha diariamente na manutenção dos mais de 500 balões espalhados pelo DF. Veja o que é feito para florir seus dias

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Plantio de mudas no balão da 704/904 Sul | Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Faça chuva ou faça sol, as rotatórias da capital seguem floridas, embelezando a cidade. Para conservar os canteiros coloridos, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) trabalha diariamente na manutenção dos mais de 500 balões espalhados pelas regiões administrativas.

O chefe da Divisão de Implantação de Áreas Verdes da Novacap, Raimundo Cordeiro, explica que as mudas de flores e plantas são produzidas no viveiro da companhia. “São ervas de curta duração [flores], que sobrevivem de três a seis meses; as perenes, que precisam de mais manutenção, e altas arbustivas, que duram cerca de 15 anos”, comenta.

Às quintas e sextas-feiras, há vistorias em todas as rotatórias para checar quais são as necessidades de cada canteiro. Depois, é feito um relatório semanal de manutenção. Entre segunda e quarta-feira, os servidores da Novacap realizam os reparos necessários, como foi o caso do balão da 904/905 Sul, que tem 170 metros quadrados.

[Numeralha titulo_grande=”536 rotatórias floridas” texto=”estão espalhadas pelo Distrito federal” esquerda_direita_centro=”centro”]

Foi preciso começar do zero, pois as plantas chegaram ao ciclo vegetativo final. Ou seja, passou por todas as fases de vida, da germinação a floração. O agente operacional da companhia, Jonas Reis, explica que, nesse caso, a vegetação que já morreu  é retirada. “As mudas, que podem ser reaproveitadas, a gente separa e volta para o viveiro”, detalha.

É um trabalho feito com carinho, paciência e conhecimento. Na palma da mão, os servidores tateiam as mudas que ainda têm vida. Em seguida, para varrer o terreno, utilizam rastelos e recolhem a matéria orgânica.

No dia seguinte, os cinco serventes se dedicam ao processo de escarificação. “É basicamente cavar e misturar o solo com adubo”, explica Jonas Reis. As mudas só foram para o chão, no terceiro dia. “Mais ou menos, daqui um mês começa a floração”, precisa o especialista. Ao todo, naquele canteiro da asa sul, cinco serventes plantaram 3,4 mil unidades da espécie Dália.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Trabalho de 30 anos

Em 1991, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap começou a usar várias espécies de flores nas áreas verdes de todo DF. Apesar de não ser uma história oficial, a ideia teria sido do então governador Joaquim Roriz, após uma viagem a Nova York (EUA). Ele se encantou com a cidade florida e decidiu implementar na capital.

No início, eram cerca de 1.500 canteiros ornamentais. Com o tempo, houve uma redução causada por mudanças nas vias para melhor fluidez no trânsito. Os principais e mais famosos, como as das superquadras, o do balão do Aeroporto Internacional de Brasília e do Eixo Monumental foram mantidos.