21/10/2020 às 09:13, atualizado em 21/10/2020 às 09:36

Novas cirurgias eletivas podem voltar na próxima semana

Secretaria de Saúde está trabalhando para reabastecer insumos usados nos procedimentos

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]As cirurgias eletivas na rede pública de saúde do Distrito Federal, que estão suspensas em função da pandemia, podem ser retomadas a partir da próxima segunda-feira (26). Até lá, continuam a ser realizadas as cirurgias oftalmológicas, cardiovasculares, oncológicas, transplantes e as que foram judicializadas.

A retomada das cirurgias eletivas – que são aquelas agendadas e que podem aguardar pelo procedimento – está prevista na circular emitida segunda-feira (19) pela Secretaria de Saúde do DF. Conforme o documento, o prazo de seis dias para a retomada desses trabalhos é para reabastecer os estoques de insumos e medicamentos usados nos procedimentos.

A SES vinha concentrando suas ações no combate à pandemia. Por isso, no dia 29 de junho, suspendeu as cirurgias eletivas para que os profissionais de saúde, recursos financeiros e insumos fossem empregados para enfrentar a Covid-19.

A Secretaria de Saúde destaca, na circular, que continua a monitorar, constantemente, o cenário do novo coronavírus no DF. Ressalta que, dependendo do comportamento da taxa de estabilidade da pandemia, pode prorrogar a suspensão temporária das cirurgias eletivas.

* Com informações da Secretaria de Saúde