23/10/2020 às 20:16

DF alcança 30% de cobertura da vacinação

Secretaria de Saúde continua mantendo 135 salas para atender crianças e adolescentes menores de 15 anos

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A recomendação é que os pais levem os filhos para vacinar, mantendo os cuidados de segurança exigidos na pandemia | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A Secretaria de Saúde já vacinou, até a terceira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, 48.388 crianças entre um e cinco anos incompletos. O número corresponde a 30% da meta de cobertura que é de 95% do público-alvo estimado em 160 mil crianças nessa faixa etária.

Já a Campanha Nacional de Multivacinação, também em andamento, atingiu 100.301 crianças e adolescentes, que compareceram às salas para verificar alguma vacina pendente. Desse total, 63.362 precisavam atualizar a carteira de vacinação, alcançando 63,1% do público-alvo.

Campanha

Segundo a secretaria, os esforços vão prosseguir para que um número maior de crianças seja vacinado e a meta alcançada. Para isso, as 135 salas de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira nos horários das unidades básicas de saúde (UBSs), permanecerão abertas para receber a população.

A procura pela vacina tende a aumentar na reta final das campanhas, que ocorrem simultaneamente, e vão encerrar no dia 29 de outubro. A esperada corrida pelo insumo pode aumentar a procura, provocando filas nas salas de vacinação. A recomendação é que os pais levem os filhos para vacinar, mantendo os cuidados de segurança exigidos na pandemia. “É preciso ter um pouco de paciência, persistir e não desistir”, orienta o coordenador de Atenção Primária à Saúde, Fernando Erick Damasceno.

*Com informações da Secretaria de Saúde