23/10/2020 às 20:46, atualizado em 23/10/2020 às 20:49

Exame de colo do útero é retomado na UBS 2 do Guará II

Suspenso por causa da pandemia de Covid-19, serviço volta a ser oferecido a partir deste sábado (23)

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Retomada dos exames integra a campanha Outubro Rosa, que também conta com Ônibus da Mulher | Foto: Iges-DF

A Secretaria de Saúde retoma neste sábado (24) os exames de prevenção de colo do útero na Unidade Básica de Saúde 2, no Guará II, que estavam suspensos desde o início da pandemia do Covid-19. Serão disponibilizadas 60 vagas para mulheres de 25 a 64 anos, das 8h ao meio-dia.

Além dos exames também serão retomados os serviços de encaminhamento de pacientes entre 50 e 69 anos de idade que precisam fazer mamografia. O retorno dos serviços integra as atividades da campanha Outubro Rosa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ainda no sábado a UBS também vai oferecer kits de lanches, avaliação nutricional individualizada, orientações sobre a saúde mental, autocuidado e o autoexame de mama. Além de “aulão de zumba” – atividade física que combina movimentos aeróbicos com coreografias e ritmos latinos – e distribuição de rosas para as mulheres participantes.

“O objetivo é oferecer uma manhã festiva, prazerosa, voltada à prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero, além de estimular a saúde mental das mulheres”, informou o gerente da UBS 2, Paulo Azevedo.

Atendimento

A UBS 2 atende moradoras das quadras QE 13, QE 21, QI 23 a 33 e QE 24 a 30, além da Colônia Agrícola Águas Claras e dos edifícios do Mix Park Sul. As pacientes que não conseguirem atendimento neste sábado poderão agendar consultas para a próxima semana.

Para fazer os atendimentos, todas as medidas de segurança contra a Covid-19 são praticadas, conforme os protocolos vigentes do GDF. Para entrar na unidade é necessário uso de máscaras e triagem em todas as pacientes, com aferição de temperatura e oferta de álcool gel para desinfecção de mãos.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde