26/10/2020 às 18:36, atualizado em 27/10/2020 às 15:52

Em um dia, Reciclotech drive-thru arrecada 7,5 toneladas de lixo eletrônico

Nova ação, no modelo de entrega rápida, será realizada na quinta-feira, no Setor de Embaixadas Sul

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Só na ação do Reciclotech realizada no domingo (25) foram recolhidas 7,5 toneladas de lixo eletrônico | Foto: Divulgação/Secti

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti), trabalha para ampliar a inclusão digital e democratizar o acesso às tecnologias da informação para a população. Neste intuito, está realizando ações itinerantes de coleta de lixo eletrônico em todas as regiões administrativas.

Durante uma ação do drive-thru realizada neste domingo (25), no Parque Olhos d´Água, foram arrecadadas 7,5 toneladas de lixo eletrônico. Itens como computadores, monitores, aparelhos celulares e todo tipo de eletroeletrônico foram recebidos e serão reciclados e doados para escolas e bibliotecas para suprir os alunos que não têm como acessar os conteúdos de educação on- line disponibilizado pela Secretaria de Educação.

“Apenas em um dia arrecadamos toda essa quantidade, que pode beneficiar a população carente”, ressaltou o secretário da Secti Gilvan Máximo. Na próxima quinta-feira (29), uma outra grande ação da secretaria com o drive-thru de lixo eletrônico será montada no estacionamento da Embaixada da Itália, no Setor de Embaixadas Sul, das 9 às 17h. O programa  já tem 120 pontos de coleta no DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Programa

O Reciclotech é um programa de inclusão digital da Secti que acontece na sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústrias do Gama. Ele visa potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos. Idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), atua na conscientização do descarte correto desses materiais, promovendo ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia, através do recondicionamento e doações de equipamentos.

O Reciclotech atua na proteção do meio ambiente por meio do desfazimento correto e coleta seletiva e, ainda, a capacitação de jovens de 14 a 18 anos de baixa renda em cursos voltado à tecnologia. “O Reciclotech nasce na vontade expressa no plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente. Somos a única usina de reciclagem da América Latina”, afirma o secretário Gilvan Máximo.

Clique aqui e saiba onde encontrar um ponto de descarte ou onde estarão as unidades móveis do Reciclotech.

*Com informações da Secti