27/10/2020 às 18:48

Bate-papo sobre a Semana Lixo Zero

Promovido pelo SLU, evento destaca, entre os temas abordados, coleta seletiva e inclusão de catadores

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Nesta quarta-feira (28), a partir das 16h, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) promove o Fórum da Coleta Seletiva, com um espaço para bate-papo em comemoração à Semana Lixo Zero. Os temas abordarão a coleta seletiva, o papel de Brasília na construção de políticas públicas lixo zero, a inclusão dos catadores de recicláveis como prestadores de serviço do SLU e o retorno da coleta seletiva nas regiões administrativas.

A ideia do encontro é que os participantes – moradores, catadores de recicláveis, representantes de instituições parceiras, administradores regionais e servidores do SLU – compartilhem conhecimentos e experiências sobre os assuntos. O evento será realizado virtualmente e transmitido ao vivo.

Fórum da Coleta Seletiva

O encontro foi criado no contexto de retomada da coleta seletiva no DF que vem avançando nos últimos meses, inclusive em regiões que há anos estavam sem a prestação do serviço. O Fórum da Coleta Seletiva tem como foco a educação ambiental e a mobilização, como instrumentos para multiplicar conhecimentos sobre a separação correta dos resíduos e engajar a comunidade na prática.

A abertura do evento será feita pelo diretor-adjunto do SLU, Rômulo Barbosa, que terá como moderadoras, também representando o SLU, as coordenadoras de educação ambiental, Luana Sena, e do Núcleo de Mobilização, Luciene dos Santos Velez.

Confira, abaixo, a programação do bate-papo.

Primeiro bloco

  • Coleta Seletiva – Percepções, desafios e iniciativas
    Com representantes da Comunidade dos Fóruns da Coleta Seletiva das regiões administrativas do Riacho Fundo, Ceilândia, Riacho Fundo II, Lago Norte, Brazlândia, Lago Sul, Recanto das Emas, Plano Piloto e Paranoá.
  • Brasília na Construção de Políticas Públicas / Lixo Zero
    Com o vice-presidente do Instituto Lixo Zero, Kadmo Côrtes.

 Segundo bloco

  • A inclusão dos catadores de materiais recicláveis como empreendedores prestadores de serviço do SLU
  • A contratação de organizações de catadores de materiais recicláveis como instrumento de renda, inclusão social e empreendedorismo
    Com a assessora especial da Diretoria Técnica (Ditec) do SLU, Andrea Portugal.
  • Percepções, oportunidades e desafios sobre a atuação das organizações de catadores do DF como prestadores de serviço do SLU
    Com as presidentes da Associação Recicla Mais Brasil, Cristiane Pereira, e da Cooperativa Renascer, Maria de Fátima Martins.
  • Como funciona a gestão de uma Instalação de Recuperação de Resíduos (IRR) do SLU com a integração de catadores de materiais recicláveis
    Com o coordenador de IRR do SLU, André Luiz Junqueira.

Terceiro bloco

  • Retorno da coleta seletiva nas regiões administrativas
  • Desafios dos circuitos da coleta seletiva e os equipamentos públicos ofertados à população
    Com as  coordenadoras da área de geoprocessamento do SLU, Camila Santos, e de distribuição da coleta seletiva do SLU, Bruna Araújo.
  • Destinação adequada e reciclagem dos materiais da construção civil. O que fazer com os entulhos?
    Com o analista de gestão de resíduos sólidos do SLU/Unidade de Recebimento de Entulho (URE) Allan Chaves.
  • Coleta seletiva – Iniciativas e desafios das regiões administrativas
    Com representantes das RAs que retornaram com serviço de coleta seletiva e integram o Programa Coleta Seletiva Consciente.
  • Organizações de catadores de materiais recicláveis: histórico de luta, operação da coleta, desafios e oportunidades

O encontro poderá ser acompanhado pelo Facebook do SLU ou pelo link de acesso ao Fórum .

* Com informações do SLU