30/10/2020 às 12:11, atualizado em 30/10/2020 às 17:19

Em Planaltina, material especial recupera vias de terra

Fabricado pelo SLU, agregado britado serve como reforço na manutenção de estradas sem asfalto. Foram usadas 700 toneladas do produto

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Produzido a partir de entulho triturado, o material ajuda na compactação da terra e evita o surgimento de buracos | Fotos: GDF Presente

A manutenção das estradas sem asfalto de Planaltina recebe um reforço importante. Além do patrolamento, servidores da administração da cidade, com apoio das equipes do GDF Presente, jogam uma espécie de brita parecida com cascalho – tecnicamente conhecida como agregado britado – para ajudar na compactação da terra e evitar o surgimento de buracos. Ao todo, 50 caminhões estão sendo usados na recuperação das ruas da região.

O material é fabricado com entulho triturado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) na Unidade de Recolhimento de Entulhos (URE). A Administração Regional de Planaltina conseguiu a doação da brita, enquanto o GDF Presente fez o transporte da Estrutural – onde fica a URE – até a cidade. “Solicitamos caminhões extras da Novacap para buscar esse material, pois não podíamos deixar de ajudar”, diz o coordenador do Polo Área Norte, Ronaldo Alves. “Estamos reciclando o entulho descartado e dando nova utilização a ele”.

Foram usados cinco caminhões-caçambas com carrocerias equipadas para carregar 14 toneladas. Os veículos fizeram três viagens por dia até completar o transporte da carga: 700 toneladas de brita vinda do SLU. O material está sendo usado para atender várias solicitações encaminhadas à Ouvidoria pela comunidade.

Quintas do Amanhecer

A comunidade do bairro Quintas do Amanhecer esperou bastante, até que, nesta gestão, foi contemplada. Quem registrou a demanda foi o vigilante Luís Antônio, 38 anos, morador do local há sete anos. “Pedi para virem aqui há quatro anos, reforcei o pedido há seis meses e agora fui atendido”, conta. “Fiquei incomodado de ver o descaso com a nossa comunidade. A administração vinha aqui do lado e não entrava no bairro”.

As ruas do Quintas do Amanhecer, todas de terra, estavam intransitáveis, cheias de buracos. “Um caminhão de lixo virou aqui e tivemos que ajudar a chamar o guincho”, conta Luís. Ele acredita que o patrolamento na rua principal da comunidade vai facilitar o trânsito de viaturas e de ambulâncias no local. “Estamos em processo de regularização e esperamos ter asfalto, mas agora as ruas estão tão arrumadinhas”, elogia.

O trabalho já foi feito na Horta Comunitária e na Chácara 28 do Vale do Amanhecer. O administrador de Planaltina, Antônio Célio Rodrigues Pimentel, explica que alguns bairros da cidade são muito antigos e que, com o passar dos anos, a máquina usada para consertar os buracos e retirar o cascalho não foi suficiente, pois compactar a terra não estava mais adiantando. “Precisamos repor o cascalho, e esse material é até melhor para patrolar as ruas de terra”, pontua.

Jardim Roriz

Retirada de entulho no Jardim Roriz

Em dois dias, o GDF Presente, com apoio do SLU, também retirou 388 toneladas de entulho na Quadra 7 do Jardim Roriz, uma demanda constante da população. “Toda vez que o GDF Presente está aqui, a gente limpa essa área, mas no mês seguinte temos que fazer a limpeza de novo”, aponta o administrador. “Tornou-se tornou comum jogar restos de obra nesse local. A própria população suja e reclama”.

As equipes e máquinas do Polo Sul se dividem em três cidades: Água Quente, no Recanto das Emas; Riacho Fundo II e Gama. Em Água Quente, as equipes seguem nas obras de recuperação das ruas sem pavimentação.

No Riacho Fundo II, os serviços contemplam a limpeza da cidade – 72 toneladas de entulho foram recolhidas em apenas um dia nas ruas. No Gama, o GDF Presente dá apoio à administração regional em melhorias feitas na área rural e na zona urbana.

Equipe do GDF Presente em ação no Riacho Fundo II

Uma operação tapa-buracos cuidou do asfalto na Quadra 7 do Setor Sul e 4 do Setor Oeste. No mesmo dia, 140 toneladas de galhos e resto de obras foram recolhidas no Setor Leste e Setor Sul, em atendimento a demandas encaminhadas à Ouvidoria.