30/10/2020 às 16:48, atualizado em 30/10/2020 às 18:19

Traves novas para garantir o futebol em Ceilândia

Nove quadras receberam os equipamentos, e os gols já começaram

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília. Edição: Chico Neto

A QNN 6, em Ceilândia Norte, é um dos locais beneficiados: esporte com segurança para todos| Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Os tradicionais “rachões”, como são conhecidas as disputadas partidas de futebol, estão de volta em Ceilândia. Dezoito traves reformadas foram instaladas pela administração em  nove quadras poliesportivas espalhadas pela cidade, garantindo aos moradores o retorno da prática do futsal.

Muitas delas estavam quebradas, enferrujadas e até soltas do piso.  Na QNP 18, no P Sul, a chegada do equipamento nesta quinta-feira (29) foi uma surpresa e animou a galera. Ao ver as balizas no lugar, o jovem Danilo Cardoso, de 13 anos, já convocou os colegas pelo celular para uma partida à tarde.

“Já tinha uns 15 dias que eles levaram as traves; acabou o futebol, daí a gente tinha que ir até o campo da QNP 16, uns 20 minutos de caminhada”, contou.  “Aqui toda a vizinhança joga, não dá para ficar sem [a atividade].”

População aprova

Morador da QNN 6, em Ceilândia Norte, o “peladeiro” Tacio Guedes, 18 anos, também ficou satisfeito. As sagradas partidas de terças e quintas no período da noite já retornaram a todo vapor. Nas últimas semanas, ele conta que chegou a ir a Taguatinga para não ficar longe do futebol.

“Tem muito vandalismo nas quadras da nossa cidade”, observa. “O pessoal não cuida. Já vi gente quebrando alambrado e danificando as traves. E o futebol é o momento de integrar o pessoal e também de trazer os meninos para o esporte, em vez de estar fazendo coisas erradas na rua.”



Parceria com a comunidade

As quadras que receberam os novos equipamentos ficam em Ceilândia (QNMs 11 e 31), Ceilândia Norte (entre as QNNs 1/3 e 6/8) e no P Sul (QNPs 14, 16, 18 e 20). Algumas delas possuem também a tabela para a prática do basquete.

A demanda foi atendida pela gerência de esporte e lazer da Administração Regional de Ceilândia depois que a população pediu os reparos nos campos.  A intenção é que os locais continuem sendo revitalizados com a parceria da comunidade local, como já ocorreu com a quadra de esportes da QNM 23/25, em Ceilândia. Lá, comerciantes e moradores doaram tintas e solda, enquanto a administração colocou os servidores para executar o serviço.

Secretaria apoia

O administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, conta que tem participado de reuniões de trabalho com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) para viabilizar as reformas dos equipamentos esportivos pela cidade. São cerca de 80 quadras poliesportivas espalhadas pela região administrativa.

“Temos um governo que investe no esporte, que entende a importância dele para a sociedade”, destaca a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão. “Com as reformas, os jovens e as crianças de Ceilândia terão mais qualidade para praticar as suas atividades. E vêm mais melhorias por aí.”

[Olho texto=”“Temos um governo que investe no esporte, que entende a importância dele para a sociedade”” assinatura=”Celina Leão, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”centro”]

O administrador da cidade reforça: “O esporte e educação são ferramentas de transformação social, e o objetivo é revitalizar todos esses espaços. A prática do futebol afasta os meninos das drogas, do crime – além do que, pelo tamanho que tem Ceilândia, há a possibilidade de revelarmos talentos por aqui.”

Em breve, o esforço conjunto será empreendido para deixar os campos novinhos em folha. A dobradinha entre a Administração Regional de Ceilândia e a SEL, por meio do programa Esporte nas Ruas, vai proporcionar melhorias – como a troca de alambrados, pintura, instalação de mais traves e redes, além da manutenção das quadras de areia.

Os entendimentos caminham para que o material seja fornecido pela SEL, e, em contrapartida, equipes da administração local atuem nos serviços de manutenção. Uma combinação que pode render frutos, além de muitos gols.