04/11/2020 às 11:56, atualizado em 04/11/2020 às 20:44

Curso de Cuidador de Idoso tem recorde de inscrições

A nova turma registra 569 interessados em atuar na assistência à faixa da população que mais cresce no país

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

A ex-aluna Luana Cardoso (à direita), interagindo com a professora Fernanda Pereira: “Várias portas se abriram” | Reprodução/Sejuv

Com 569 pessoas inscritas, o curso profissionalizante de Cuidador de Idoso – promovido pela Secretaria de Juventude (Sejuv) por meio do Centro da Juventude do Distrito Federal –  teve, na manhã de terça-feira (3), uma  aula magna on-line ministrada pela professora Fernanda Pereira. Tão logo concluam as atividades previstas ao longo do curso, os participantes receberão certificação.

O secretário de Juventude, Kedson Rocha, comemora o número recorde de inscrições. “Isso nos mostra que estamos no caminho certo e a importância do trabalho dos centros de Juventude”, ressalta. “Nos fortalece e motiva ainda mais para continuar a promover a dignidade dos jovens por meio de capacitação, oportunidade e espaços de fala. Essa grande procura pelo curso deixa muito claro que precisamos executar cada vez mais políticas públicas voltadas para a juventude”.

[Olho texto=”“Essa grande procura pelo curso deixa muito claro que precisamos executar cada vez mais políticas públicas voltadas para a juventude”” assinatura=”Kedson Rocha, secretário da Juventude” esquerda_direita_centro=”centro”]

O objetivo do curso é qualificar jovens a prestarem assistência de qualidade à faixa da população que mais cresce no país. O público-alvo são idosos em diversas condições, independentes ou dependentes, acamados ou não, ou que se encontrem em qualquer nível de estado de demência.

Missão especial

“Você não se inscreveu para aprender uma profissão, mas porque tem uma missão; cuidar é um ato de amor”, destacou a professora Fernanda Pereira na abertura da aula magna. Formada em enfermagem, ela atua há 11 anos na área de assistência a idosos.

[Olho texto=”“Você não se inscreveu para aprender uma profissão, mas porque tem uma missão; cuidar é um ato de amor”” assinatura=”Fernanda Pereira, enfermeira e professora do curso” esquerda_direita_centro=”centro”]

Ao concluírem o curso, os alunos estarão aptos a atuar em casas de longa permanência, domicílios, serviços voluntários e demais atividades de acompanhamento de idosos hospitalizados, entre outras situações, com o foco no bem-estar físico, psicológico e social dos assistidos.

É o caso de Luana Cardoso, formada na última turma e que, além de já trabalhar nessa área, ingressou no curso de técnico em enfermagem. “Sou apaixonada pelo que faço e, com o ensinamento e experiência que adquiri nos últimos meses, várias portas se abriram”, relatou, em participação especial na aula de inauguração. “Se eu puder dar um conselho a todos vocês, é que prestem atenção em tudo que for dito e não desperdicem essa chance, porque pode mudar o rumo da vida de cada um”.

Expansão do trabalho

Atualmente, o Centro da Juventude tem unidades funcionando em Ceilândia, Samambaia e na Estrutural. Esse trabalho terá o alcance ampliado com a unidade do Guará – que, conforme anuncia o titular da Sejuv, será inaugurada ainda este ano.

“A ampliação dos centros de Juventude é um presente para o Distrito Federal, e isso só tem sido possível porque temos parceiros que acreditam na juventude e estão comprometidos com ela”, informa Kedson Rocha. A criação da unidade do Guará é um projeto que saiu do papel graças a uma emenda parlamentar destinada pelo vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Rodrigo Delmasso.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

 

* Com informações da Sejuv