04/11/2020 às 21:01, atualizado em 05/11/2020 às 08:35

Espaço comunitário do Itapoã é reformado

Localizado na Quadra 378, local recebeu reforço na limpeza, além da pintura e troca de piso do galpão. Horta comunitária foi reativada

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Espaço comunitário do Itapoã está sendo revitalizado. Foto: divulgação

Um lugar simbólico para a população do Itapoã, o espaço comunitário da Quadra 378 está sendo todo revitalizado em ação conjunta com as equipes do GDF Presente. Quinze homens da Novacap e da Administração Regional trabalham duro para devolver o local à comunidade.

Os 1,8 mil metros quadrados do espaço foram capinados e tiveram a limpeza reforçada. O galpão coberto, localizado logo na entrada do espaço, foi pintado por dentro e por fora. E a popular horta comunitária – que no passado foi muito utilizada pelos moradores – foi completamente refeita, com canteiros definidos e adubação da terra. Tudo preparado para receber as primeiras sementes.

Os 1,8 mil metros quadrados do espaço foram capinados e tiveram a limpeza reforçada | Foto: Divulgação/GDF Presente

Além do preparo do terreno para a horta, um tanque de peixes também será reativado. “É um lugar que tem uma história muito bonita e que sempre foi frequentado pelos moradores. A ideia agora é recomeçar a horta, para que a comunidade possa plantar e colher”, avisa o administrador do Itapoã, Marcus Cotrim.

Ele conta que o espaçoso galpão de atividades, agora pintado nas cores azul, branco e amarelo, servirá também para abrigar atividades esportivas. “Em parceria com um instituto, estamos oferecendo gratuitamente aulas para a comunidade”, completa. A primeira escolinha de esporte, de ballet infantil, retomou às aulas nesta terça-feira (3).

Professora de ballet contemporâneo, Katiane dos Santos é moradora do Itapoã e antiga frequentadora do local. Segundo ela, a satisfação de retomar as aulas com cerca de 50 crianças foi enorme. “ Achei um trabalho maravilhoso do governo. Nosso salão ficou novo, o piso foi reformado. E adorei saber que a horta vai voltar. Estamos muito felizes”, revela Katiane.

Limpa geral no Varjão

No Varjão, o Polo Central Adjacente 1 do GDF Presente começou essa semana uma força-tarefa para livrar a cidade dos indesejáveis entulhos. Com o último feriado prolongado e a pausa na coleta, a quantidade de inservíveis aumentou bastante pela cidade.

Em apenas um dia, cinco caminhões basculantes recolheram 12 toneladas de inservíveis no Varjão | Foto: Divulgação/GDF Presente

Em apenas um dia, cinco caminhões basculantes recolheram 12 toneladas de inservíveis na região. Uma das áreas limpas foi o espaço de mil metros quadrados, que vai abrigar a rodoviária da cidade, na quadra 10. No local, foi feita a roçagem de grama e retirada de entulhos.

“A construção do nosso terminal está em processo de licitação e até o fim do mês devem começar as obras. Despejaram telhas, restos de construção e o mato estava alto. Estamos dando uma geral lá antes do início da construção”, explica o administrador regional, Lúcio dos Santos.

A roçagem de grama e dos matagais também está a todo vapor. Dois tratores agrícolas estão fazendo o serviço mais pesado. E servidores do Departamento de Parques e Jardins da Novacap estão aparando a grama em diversos pontos do Varjão, a começar pela região central da cidade.