06/11/2020 às 14:52, atualizado em 06/11/2020 às 15:25

Curso sobre equipamentos de proteção em São Sebastião

Administração regional e Senac-DF firmam parceria e distribuem EPIs novos para servidores e colaboradores

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Equipe de obras recebe a primeira aula sobre uso de EPIs desde que foi montada| Foto: AR São Sebastião

A equipe de obras da Administração Regional de São Sebastião fez uma pausa nos trabalhos em ruas da cidade na manhã desta sexta-feira (6). O motivo? A participação em uma palestra sobre equipamentos de proteção individual (EPIs). A exposição foi feita pelo professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF), Eduardo Santos, que usou mecanismos interativos por meio do projetor para explicar e mostrar a importância e a forma correta de utilização de cada peça. Os 20 participantes, entre servidores e colaboradores, receberam certificado de duas horas-aula.

[Olho texto=”“Em tantos anos aqui nunca recebemos esses equipamentos, e nem aula sobre como utilizá-los. Antes, se quiséssemos tínhamos que comprar com o nosso próprio dinheiro”” assinatura=”Valdimar Andrade, servidor da AR São Sebastião” esquerda_direita_centro=”centro”]

O administrador de São Sebastião, Alan Valim, fez uma breve abertura sobre o tema e explorou a questão das situações de risco. “Por ser bombeiro militar há mais de 20 anos já vi de tudo. Por isso considero de extrema importância seguir os protocolos de segurança, e não abro mão disso para minha equipe”, explicou.

Luvas, jalecos, botinas de couro, óculos e capacetes, entre outros itens, para proteger trabalhadores | Foto: AR São Sebastião

O evento ultrapassou o propósito de disseminar conhecimento. Além da palestra, também foi dia de entregar os novos EPIs a servidores e colaboradores, peças que chegaram neste mês à administração regional. A compra foi finalizada em outubro, no valor de R$ 18.176,50, totalizando 415 itens – luvas, jalecos, calças, camisas, bonés, botinas de couro, óculos, capacetes e protetores solar.

O servidor Valdimar Andrade, 46 anos, trabalha há 16 anos na equipe de obras e contou que é a primeira vez que seu setor recebe atenção. “Em tantos anos aqui nunca recebemos esses equipamentos, e nem aula sobre como utilizá-los. Antes, se quiséssemos tínhamos que comprar com o nosso próprio dinheiro”, recorda.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os materiais chegam para reforçar a segurança da equipe de obras. No ano passado, a administração regional também fez uma compra de equipamentos de proteção.

Valdimar também relatou que acidentes foram evitados devido ao uso dos itens. “Trabalhamos muito com limpeza de bocas de lobo, recolhimento de inservíveis. E, por diversas vezes, encontramos escorpiões, cobras e outros bichos peçonhentos. Desde o passado temos luvas de proteção e isso melhorou até o empenho da equipe nos serviços, porque não trabalhamos com medo”, revelou o servidor.

 

* Com informações da Administração Regional de São Sebastião