07/11/2020 às 19:49, atualizado em 08/11/2020 às 15:58

Retirada de propaganda irregular dos canteiros do Sudoeste

Além do combate à poluição visual, equipes do GDF Presente recolheram entulhos e reforçaram a jardinagem das rotatórias

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

O GDF Presente desembarcou essa semana no Sudoeste para uma série de melhorias. Entre as tarefas listadas, a retirada de faixas de publicidade espalhadas pelos gramados. Em apenas um dia de trabalho, as equipes arrancaram 35 faixas dos canteiros. Esse tipo de publicidade, além de atrapalhar a visão dos motoristas e sujar a cidade, é proibido por lei. As multas variam de R$ 592 a R$ 1,7 mil. A fiscalização é feita pelo DF Legal.

“É um absurdo. Já ajudei a administração em uma operação para tirar essas faixas no fim de semana. Você arranca de manhã, elas são colocadas de novo à tarde. Temos que zelar pelo nosso bairro, e acho que só multando para diminuir isso”, opina a prefeita da quadra 302, Regina Boghossian.

Moradora do Sudoeste há 16 anos, ela elogia as ações do GDF Presente. “É um trabalho muito bacana de limpeza, poda de árvores. A Novacap sempre ajudando. Está ficando ótimo”, acrescenta.

Galhadas e inservíveis lotaram 15 caminhões | Fotos: Divulgação/ GDF Presente

Além da retirada das faixas, outros serviços de limpeza foram intensificados. Quinze caminhões cheios de lixo verde (galhos de árvores, folhas, mato) e inservíveis foram recolhidos nas quadras 1, 3 e 5 do Sudoeste Econômico e no Setor de Oficinas. Uma equipe de cinco servidores da Novacap cuidou da jardinagem das rotatórias.

“Aqui temos moradores muito exigentes, mas que ajudam a gente a cuidar do bairro. Com a presença do Polo Central, conseguimos desenvolver trabalhos mais longos como a limpeza da área verde, a retirada das faixas”, explica a administradora, Tereza Lamb.

Completando a lista de serviços, a quadra poliesportiva da SQSW 100 recebeu reparos e  pintura. Na Quadra 304, por sua vez, as  calçadas e os meios-fios foram substituídos.

Lago Sul e Samambaia

No Lago Sul, também foram retiradas faixas de publicidade ao longo da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), a principal avenida da região administrativa. Ações de podas de árvores e limpeza de bueiros foram realizadas para prevenir os impactos da temporada de chuva.

Doze toneladas de entulho e lixo verde foram recolhidas entre as QIs 25 e 28, além da limpeza de valas. Nestas quadras, com o apoio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/DF), foram tapados os buracos das ruas com o uso de 500 quilos de massa asfáltica.

O Polo Oeste, por sua vez, esteve em Samambaia. Na QR 518, as equipes recolheram entulhos, e na QR 521 foi iniciada a recuperação das vias.