12/11/20 19:40
Atualizado em 13/11/20 às 19:41

Inscrições para prêmio de turismo seguem até o dia 20

Ação inédita celebra empresas, profissionais e iniciativas em favor da capital como destino turístico

 

Reconhecimento. Esse é o principal objetivo do “Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo”, uma ação inédita da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Fundação Athos Bulcão. A ideia é homenagear profissionais e iniciativas que contribuem para o fortalecimento de Brasília como destino turístico.

O prêmio está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro, em 23 categorias. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que contribuíram de forma significativa para o turismo do DF, comprovadamente, com iniciativas implementadas nos últimos 24 meses.

Os profissionais podem concorrer nas seguintes categorias: Personalidade do Ano; Mulheres Empreendedoras; Academia; Dirigentes e Parlamentares; Gestores e Técnicos; Empreendedores de Médio e Grande Porte; Micro e Pequenos Empreendedores; Instituições da Sociedade Civil Organizada (com ou sem fins lucrativos); Representantes de Grupos ou Coletivos; Guia de Turismo; Profissionais de Imprensa; e Profissionais de Mídias Sociais.

“O reaquecimento da economia passa necessariamente pela retomada do turismo, que traz empregos, renda e valoriza o patrimônio imaterial de forma efetiva, a curto prazo. A hora é de valorizar o que temos de bom e resgatar a confiança do setor”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

Entre as ações desenvolvidas por entes públicos, privados e/ou do terceiro setor, estão as categorias: Agências de Turismo; Agências de Receptivo; Equipamentos de Entretenimento Natural e/ou Cultural; Meios de Hospedagem; Experiências Autênticas – Turismo Criativo e Turismo de Base Comunitária; Produção Associada ao Turismo; Tecnologia no Turismo; Experiências Acessíveis; Expressões e Manifestações Culturais; Captação de Evento Nacional e Internacional; e Experiências Criadas e/ou Reformuladas Durante a Pandemia.

As inscrições podem ser feitas on-line no site oficial do prêmio ou, ainda, pelo envio de todas as documentações exigidas nos editais disponíveis neste link para o e-mail premio@setur.df.gov.br.

Reconhecimento

A comissão julgadora composta por representantes da Setur-DF e especialistas convidados selecionarão os principais de cada categoria, por meio de critérios que vão desde a eficiência das ações implementadas à capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais. Fatores como inovação, sustentabilidade e abrangência territorial também são levados em conta.

Os selecionados nas 12 categorias de profissionais seguirão ainda para votação popular, entre os dias 15 e 16/11, por meio do site https://www.premioturismo.bsb.br. O grande vencedor de cada categoria será conhecido durante a cerimônia de entrega dos troféus e do selo da premiação, no dia 17 de dezembro, no Museu Nacional de Brasília.

Para a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, a premiação tem uma importância fundamental no reconhecimento de iniciativas transformadoras do segmento, que emprega um em cada cinco trabalhadores no mundo. “A cadeia econômica do turismo é ampla e tem um forte componente de inclusão social e de sustentabilidade. Queremos mostrar a força do setor em se transformar, oferecer alternativas, inovar, ao mesmo tempo em que movimenta as engrenagens da economia”, destaca.

Ainda segundo Vanessa, as empresas do setor foram as que mais sofreram com a pandemia da Covid-19 e o momento é de otimismo com a retomada. “O reaquecimento da economia passa necessariamente pela retomada do turismo, que traz empregos, renda e valoriza o patrimônio imaterial de forma efetiva, a curto prazo. A hora é de valorizar o que temos de bom e resgatar a confiança do setor”, completa a secretária.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, também reconhece que o prêmio chega em um momento oportuno. Além de incentivar as pessoas que trabalham na área, enfatiza Francisco, ela contribui para mostrar um novo olhar turístico para Brasília, perspectiva fundamental para a retomada do setor e do comércio. “Precisamos mudar a imagem de Brasília e reconhecer que ela é também a cidade do turismo, da arte e dos monumentos. Um lugar belíssimo, cheio de cultura, preparado para receber qualquer turista do Brasil e do mundo”, arrematou o gestor.

Homenagem a Athos Bulcão

A identidade visual e o troféu doPrêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo” prestam uma homenagem ao pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão, ícone da representatividade brasiliense.

Suas obras podem ser visitadas em Brasília, que se tornou uma galeria a céu aberto de seus trabalhos.

Seus murais e os famosos azulejos coloridos estão espalhados por edifícios emblemáticos da capital, como a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, e por locais como o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

 

* Com informações da Secretaria de Turismo do DF