13/11/2020 às 18:23, atualizado em 14/11/2020 às 13:23

Audiência pública debaterá proposta de revisão de preços cobrados pelo SLU

Valores foram alterados em 2019, mas em decorrência da pandemia e seus efeitos na economia, vigência foi adiada para 1° de janeiro de 2021

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará na segunda-feira (16/11), audiência pública virtual para receber subsídios e informações adicionais à minuta de Resolução que altera o ato normativo n° 14, de 15 setembro de 2016, que trata dos preços públicos cobrados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) nas atividades de gerenciamento dos resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil.

O novo texto prevê a revisão dos preços referentes à coleta de resíduos sólidos orgânicos e indiferenciados, disposição final de resíduos sólidos no Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e limpeza de vias e logradouros públicos realizadas após eventos. Os serviços de disposição final de resíduos da construção civil, segregados ou não, e de podas serão reajustados, considerando que passaram por uma revisão extraordinária em 2019.

A proposta de revisão foi definida a partir de metodologia baseada no custo do serviço, que considera as despesas operacionais e os gastos necessários à execução das atividades prestadas pelo SLU. Desta maneira, o órgão deve recuperar, via cobrança de preços públicos, os custos incorridos no desempenho da atividade.

A minuta de Resolução traz ainda proposta de alteração na fórmula de reajuste dos preços de disposição final da construção civil, que deverá ser calculada como base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Política Nacional

A gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal segue determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010. Desde setembro de 2018, após regulamentação da Adasa, os serviços de coleta de resíduos sólidos orgânicos e indiferenciados, disposição final de resíduos sólidos no Aterro de Brasília, limpeza de vias e logradouros públicos realizadas após os eventos e disposição final de resíduos da construção civil passaram a ser cobrados pelo SLU, tendo seus valores fixados por meio da Resolução nº 14/2016. Os preços foram alterados em 2019, mas em decorrência da pandemia do coronavírus e seus efeitos na economia do País, sua vigência foi adiada para 1° de janeiro de 2021.

A audiência pública será realizada no dia 16/11, às 9hs, por meio de vídeo conferência. Os interessados em participar com contribuições à minuta e Resolução poderão encaminhá-las até às 12h do mesmo dia para o endereço eletrônico ap_003_2020@adasa.df.gov.br

Para participar da audiência, clique aqui.

*Com informações da Adasa