16/11/2020 às 13:52

Mais vagas para a coleta biométrica no Detran

Até o fim do ano, haverá expansão desse atendimento em caráter de medida temporária

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Desde a última quinta-feira (12), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) opera com mais 18.400 vagas para a coleta biométrica.  O sistema de agendamento oferta 6,8 mil vagas para a realização do serviço neste mês – o que totaliza 28.400 vagas – e 11.600 para dezembro, mês que, com esse acréscimo, terá 34.800 vagas destinadas ao procedimento.

A ampliação do atendimento é uma medida temporária para atender a demanda reprimida por causa da pandemia da Covid-19. Mesmo operando com 100% da capacidade de coleta biométrica desde 14 de setembro, o Detran identificou uma grande procura pelo serviço.

Para agilizar o serviço, foi reduzido o intervalo entre os agendamentos, de 15 minutos para dez minutos, o que possibilitou o aumento no quantitativo de vagas. Essa alteração não prejudicará as medidas de distanciamento social e de higienização do ambiente.

Biometria

O procedimento de coleta e armazenamento da biometria (fotografia, assinatura e impressões digitais) é necessário para a identificação de candidatos e condutores em processo de habilitação, mudança ou adição de categoria e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atualmente, condutores em processo de renovação da CNH na categoria B não precisam passar por esse procedimento.

O agendamento para a coleta biométrica deve ser feito pelo site do Detran (www.detran.df.gov.br) ou por meio do aplicativo Detran Digital, disponível nas lojas App Store e Google Play. O usuário deve comparecer, sem atraso, no dia e na hora que foram agendados, portando um documento original de identificação, o CPF e um comprovante de residência.

* Com informações do Detran