19/11/2020 às 20:10

Terreno é cercado para evitar descarte irregular de lixo

Administração Regional de Ceilândia retirou das ruas, desde janeiro, cerca de 4,5 mil toneladas de entulho

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia

Na área, foram retirados vários tipos de material, como sofás velhos, televisores, pneus, garrafas plásticas e restos de obras | Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia

A Administração Regional de Ceilândia já cercou 13 grandes terrenos que eram usados pela comunidade para o descarte irregular de lixo e entulho. Nesta quinta-feira (19), a área pública da quadra 16, no Setor O, onde foram retirados mais de 28 toneladas de resíduos, foi cercada para evitar que carroceiros e a população voltem a jogar lixo novamente no espaço.

Na área, foram retirados vários tipos de material, como sofás velhos, televisores, pneus, garrafas plásticas e restos de obras. De acordo com a Administração Regional são retiradas das ruas cerca de 40 toneladas de lixo por dia. Terrenos e áreas públicas são contemplados, diariamente, com a limpeza. Desde janeiro, só a administração retirou das ruas cerca de 4,5 mil toneladas de lixo e entulho.

Moradores

O morador Samuel Feitosa, 56 anos, diz que a área começou a encher de lixo desde o ano passado e que, com a pandemia, começou a piorar. Agora, com a área limpa e cercada, espera que os moradores fiscalizem e denunciem os “sujões”. “Agora, somos nós, moradores, que devemos cuidar do espaço. Sou morador há mais de 20 anos da quadra e sempre tivemos esse problema de descarte de lixo na rua. É dever de todos cuidar da cidade”, afirma.  

As operações de limpeza também visam combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica, chikungunya e febre amarela, além de animais peçonhentos, como ratos e escorpiões. De acordo com a Administração Regional, quem for pego sujando área pública poderá ser encaminhado à delegacia e responder por crime ambiental conforme a legislação. 

*Com informações da Administração Regional de Ceilândia