19/11/2020 às 17:47, atualizado em 19/11/2020 às 18:53

Três bebês são acolhidos para cirurgias cardíacas em menos de 24 horas

Saúde repassa cerca de R$ 4 milhões ao Instituto de Cardiologia do DF para garantir a continuidade dos serviços

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

SES fez o repasse antecipado: garantia da continuidade dos serviços do ICDF | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

A Secretaria de Saúde (SES) repassou, nesta quinta-feira (19), R$ 3.913.555,26 ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), de forma antecipada, para garantir a continuidade dos serviços da entidade. Com o objetivo de ajudar o equilíbrio financeiro do instituto, a pasta também vai agilizar o pagamento dos serviços executados no mês de outubro.

Além disso, a SES oferecerá insumos básicos necessários ao instituto para que as cirurgias cardíacas sejam retomadas na unidade rapidamente. O valor referente a esse material será abatido em pagamentos futuros. Em contrapartida, ficou acertado que o instituto vai atuar para cumprir as metas pactuadas para os meses de novembro e de dezembro.

Agilidade

Menos de 24 horas depois de uma reunião entre técnicos da SES e o corpo clínico do ICDF, três bebês foram acolhidos para a realização de cirurgias – entre eles, um que será submetido a procedimento para corrigir uma cardiopatia congênita grave.

“A nossa equipe está toda preparada para poder ajudar o ICDF nesse momento – não só nas questões burocráticas de pagamento, de repasse de recursos em dia, como tem acontecido, mas também na oferta de insumos, para que essas cirurgias não parem”, destaca o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

A meta é aumentar a oferta de procedimentos cardíacos e, assim, dar vazão à fila de espera de pacientes que precisaram entrar na Justiça para ter acesso às cirurgias, especialmente as pediátricas. “Dentro dos critérios de gravidade, estamos colocando as crianças para que sejam atendidas e não fiquem [em situação] mais grave”, pontua o secretário.

* Com informações da SES