27/11/2020 às 20:54, atualizado em 27/11/2020 às 21:03

Ajuste de vias leva segurança à Fercal

Serviços em parceria com a administração regional utilizaram 160 toneladas de expurgo de brita para nivelar ruas e evitar atolamentos

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

As equipes da administração regional e do Polo Norte do programa utilizaram 160 toneladas de expurgo de brita para melhorar a qualidade das vias da Fercal | Foto: Divulgação/GDF Presente

Os moradores da Fercal, região administrativa situada entre Sobradinho e Sobradinho II, convivem diariamente com os desafios das subidas e aclives típicos de uma região serrana. Para ajudar nessa missão, o GDF Presente esteve na cidade com o Polo Norte que, em parceria com a administração regional, executou importantes serviços de ajustes nas ruas das comunidades, melhorando a qualidade de vida e beneficiando a segurança de quem trafega pelo local.

Ao todo, as equipes da administração regional e do Polo Norte do programa utilizaram 160 toneladas de expurgo de brita, material composto de pedra quebrada em diversos tamanhos, com presença de argila, areia e outros resíduos resultantes do solo, capazes de gerar atrito nas estradas de terra batida, evitando assim os riscos de atolamento.

A regulagem das vias ocorreu nas comunidades Fercal II e Queima Lençol, localizadas em partes de aclive acentuado dos morros da região, próximos da porção leste da rodovia DF-205, ao lado oposto da usina de fabricação de cimentos Ciplan, em uma altura equivalente à das chaminés do local.

Além das subidas, as ruas estreitas também trouxeram um desafio a mais para o acesso das equipes à parte alta das comunidades. Para se ter uma ideia, o material para fazer os ajustes precisou ser deixado na parte baixa e ser transportado pela concha da pá carregadeira, pois os caminhões não tiveram como subir.

Desafio

Na Comunidade Fercal II, o serviço foi ainda mais desafiador: um vazamento de água fez a atolar a patrol que trabalhava no ajuste de uma das ruas, sendo resgatada por uma pá carregadeira para concluir sua missão. No local, será feita uma pavimentação em bloquetes ou asfalto.

“O esforço valeu a pena”, resume o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves. “O tráfego de veículos e pessoas já está mais fácil. Me sinto muito feliz de ajudar o povo daqui”, ressaltou.

O administrador regional da Fercal, Fernando Gustavo, enfatizou o sentimento de satisfação e destacou a importância da parceria entre os órgãos. “A presença do GDF Presente foi e é fundamental para levarmos as ações de melhoria à toda a população da Fercal, como nos foi confiado pelo governador Ibaneis. Os moradores solicitam, sempre, esses ajustes nas vias, fico honrado em poder atender esses pedidos. O trabalho não para!”, finaliza.

A Fercal possui 14 núcleos urbanos e alguns deles estão em fase de consolidação urbana, com a construção e finalização de ruas, praças, calçamento, infraestrutura de captação de esgoto e águas pluviais, além de espaços públicos. Por isso, o trabalho do GDF Presente se torna ainda mais importante.